Contents
- 1 Pode fazer cimento queimado em cima de contrapiso?
- 2 O que fazer para o piso de cimento queimado não rachar?
- 3 Qual a mistura para fazer cimento queimado?
- 4 O que passar antes do cimento queimado?
- 5 Pode fazer o contrapiso e colocar o piso no mesmo dia?
- 6 Como saber se o contrapiso está seco?
- 7 Quanto tempo depois de fazer contrapiso pode colocar o piso?
Pode fazer cimento queimado em cima de contrapiso?
Além disso, a aplicação é fácil e deve ser feita em um contrapiso já nivelado, com alguns cuidados. A diferença dessa técnica é que, após aplicar a argamassa no chão, é necessário polvilhar cimento por cima dela, para criar mais resistência e evitar trincas.
O que fazer para o piso de cimento queimado não rachar?
Como evitar rachaduras – Para evitar rachaduras, são necessários diversos cuidados na aplicação do piso de cimento queimado. Um dos mais importantes é posicionar juntas de dilatação no mínimo a cada 2 metros. Isso significa que o piso terá alguns pequenos cortes de 2 a 3 milímetros com finas junções de material plástico.
- Retardar o tempo de secagem também é fundamental para evitar rachaduras e fissuras no chão.
- Proteja o piso do sol e do vento nas primeiras 72 horas e, depois, umedeça a superfície a cada 8 horas por mais 4 dias.
- O objetivo desse processo é deixar o cimento secar lentamente para que fique mais resistente e uniforme.
Por fim, faça a aplicação em épocas de clima mais fresco e chuvoso, pois a umidade relativa do ar abaixo de 40% e temperaturas acima de 25ºC aceleram a secagem do material, contribuindo para o aparecimento de trincas. Secar uniformemente também é indicado para evitar áreas manchadas, claras ou escuras demais, o que pode não ficar agradável esteticamente.
Qual a mistura para fazer cimento queimado?
Faça a aplicação do cimento em si – Para isso você vai precisar de: 5 medidas grandes de cimento, 2 medidas grandes de cola e corante preto. A massa fica um pouco mais grossa do que a camada anterior, mas não pode ficar muito dura. É importante usar o corante pois o cimento sem ele ficará muito claro após secar e não deixará o efeito de cimento queimado.
Tem que molhar o contrapiso?
Quantas vezes devo molhar o contrapiso? – Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície. Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.
Por que o contrapiso trinca?
Problemas com fissuras em paredes e pisos de concreto? – Negócios Fissuras em paredes e pisos de concreto são problemas que afetam a maioria das obras de construção civil. Porém, as formas como essas fissuras surgem são diversas e o mais importante para o engenheiro é conhecer as causas para poder realizar ações preventivas que evitem essas deformações.
- De acordo com Marco Antonio de Carvalho, engenheiro da Dinâmica Engenharia, normalmente as fissuras podem ocorrer por retração.
- Essa retração pode ocorrer nos primeiros dias e está muito relacionada com o teor de cimento da argamassa.
- O cimento quando é misturado à argamassa gera um alto calor de hidratação, então, quanto maior o teor de cimento, maior o calor de hidratação.
Quando o cimento começa a endurecer, esse calor gera essa fissura de retração”, explica o engenheiro. Isso ocorre, normalmente, em contrapiso. Outro tipo de fissura que pode ocorrer, diferentemente da fissura por retração que aparece nas primeiras horas da obra, é a por movimentação,
Tanto a estrutura quanto o contrapiso podem sofrer com essas fissuras, que só se formam ao longo do tempo. “Às vezes a estrutura, dependendo do módulo de elasticidade do concreto, se tiver uma rigidez menor, essa pouca rigidez pode provocar movimentação na estrutura e fissuras no revestimento de piso e argamassa de reboco”, ressalta Carvalho.
Essa questão da estrutura depende também do uso porque, algumas vezes, quando a edificação começa a ter movimentação, começa a ser ocupada, por exemplo, em área de garagem, com trânsito de veículos, com exposição solar, maior incidência de calor e dias mais quentes, podem propiciar essa movimentação na estrutura, causando fissuras em paredes e pisos.
O que passar antes do cimento queimado?
A massa deve ser espalhada de maneira uniforme (Foto: Luiz Guilherme) – 1. Antes de iniciar a aplicação, é necessário cuidar da parede que receberá a massa para efeito de cimento queimado. Para isso, indica-se o uso de uma lixa a fim de deixar a superfície lisa e sem imperfeições.
Em seguida, recomenda-se proteger as laterais, o teto e o piso. Importante: a parede deve estar finalizada com duas demãos de tinta látex ou acrílica.2. Espalhe a massa por toda a superfície de maneira uniforme com auxílio da desempenadeira, que deve estar levemente inclinada. Preferencialmente, comece a aplicação pelos cantos.
Depois de cobrir toda a área, aguarde a secagem (conforme a indicação do fabricante). Observação: algumas manchas aparecerão na parede. Não se preocupe, pois esse é o aspecto da massa.3. Aplique a segunda demão, repetindo os mesmos procedimentos da etapa anterior.
Pode fazer o contrapiso e colocar o piso no mesmo dia?
Contrapiso e instalação de revestimento no mesmo dia? A sempre busca o que há de mais moderno e eficiente na área de revestimentos para otimizar a obra, sempre mantendo a qualidade e a segurança. Para quem não tem tempo a perder, a argamassa de preparo e secagem rápida, da Mapei, disponível na RC, é a melhor solução para obras rápidas.
Com ela é possível fazer o contrapiso e instalação de revestimento no mesmo dia. A Planiprep facilita e agiliza a instalação do revestimento por contar com uma secagem ultra rápida que varia de 30 a 60 minutos entre demãos e 60 minutos para instalar o piso. Por isso, é possível fazer a regularização do contrapiso e instalar o ou no mesmo dia.
Outra vantagem é que essa argamassa pode ser aplicada diretamente sobre a cerâmica, sem a necessidade da utilização de primer. Ela ainda pode ser usada para tapar buracos e formar rampas, podendo ser instalada de 0 a 25 mm numa única camada. Outro benefício é que o produto é reforçado com fibras e não trinca mesmo em espessuras maiores.
Como saber se o contrapiso está seco?
Para saber se o contrapiso está bem feito Você pode passar a mão no contrapiso. Ele deve estar áspero. Se estiver liso, o piso pode não aderir.
Quanto tempo depois de fazer contrapiso pode colocar o piso?
Dê o acabamento – Nesta fase, é necessária a utilização da desempenadeira de madeira ou de aço, essa escolha depende do tipo de acabamento pretendido. A desempenadeira de madeira proporciona um acabamento áspero. Por isso, é indicada para o assentamento de revestimentos do tipo cerâmicos, porcelanatos e pedras naturais.
Já a desempenadeira de aço, proporciona um acabamento liso e é indicada para o assentamento de revestimentos que serão colados no contrapiso, como pisos vínicos por exemplo.Além disso, para proporcionar um melhor acabamento e uma maior resistência, pode-se utilizar o acabamento queimado. Deve-se esperar o período de 14 dias para a cura do contrapiso, somente após esse tempo o revestimento poderá ser instalado.
Agora que você já sabe como fazer contrapiso, que tal planejar o acabamento? Pensando nisso, fizemos um artigo especial sobre os tipos de porcelanato que você não pode deixar de ler! : 4 dicas essenciais sobre como fazer contrapiso
Qual a espessura ideal para um contra piso?
A espessura do contrapiso pode variar entre de 3 cm a 5 cm, dependendo do tipo de material usado (argamassa ou concreto) ou de acordo com o projeto arquitetônico.