Contents
- 1 Quanto custa uma construção em steel frame?
- 2 Qual tempo de vida de uma casa em Steel Frame?
- 3 O que é mais barato estrutura metálica ou alvenaria?
- 4 Qual a estrutura mais barata para telhado?
- 5 Quanto custa o metro quadrado de telhado de estrutura metálica?
- 6 Como é a laje de steel frame?
- 7 Qual a vida útil de uma casa de alvenaria?
Quanto custa uma construção em steel frame?
Quanto custa o m² de Steel frame ? – Em uma pesquisa com empresas especializadas no serviço em fevereiro de 2023, feita pelo Blog Light Steel Frame, estimou-se o valor por volta R$ 2.000,00 por metro quadrado dependendo da região. Vale lembrar que esse valor pode sofrer variações, além da região da prestação do serviço, mas também com o passar do tempo e o momento econômico em que se encontra o país.
Quanto custa um telhado de steel frame?
Segundo a arquiteta Karina Sant’Ana, uma obra em steel frame (padrão médio), custa em torno de R$ 1.900 por metro quadrado finalizado.
Qual tempo de vida de uma casa em Steel Frame?
Quanto tempo dura uma casa em steel framing? – A estrutura dos perfis de aço galvanizado tem uma duração mínima garantida de 300 anos. Além disso, tanto as placas quanto os materiais utilizados como acabamento e isolamentos possuem longa durabilidade, podendo permanecer inalterados por décadas, tornando-as construções verdadeiramente duráveis.
O que é melhor Steel Frame ou alvenaria?
Steel Frame x Alvenaria – Vamos comparar os sistemas construtivos, começando pelo Light Steel Frame. O Light Steel Frame é um sistema ecologicamente correto e 100% reciclável. O Aço, um dos produtos mais reciclados do mundo, é o principal componente do sistema LSF.
- Por ser um sistema de construção à seco, todas as etapas da obra acabam sendo limpas e sempre bem organizadas e, além disso, obras em Steel Frame oferecem isolamento térmico máximo, ambientes com temperatura agradáveis e com um maior conforto térmico.
- O sistema ainda apresenta resistência contra terremotos, fortes ventos e, até mesmo furacões.
Em caso de necessidades de reparo na estrutura ou passagens hidráulicas e elétricas, manutenções podem sem feitas com muita facilidade, apenas removendo a parte necessária para fazer o reparo, sem quebradeiras. Construções em Steel Frame possuem durabilidade de 300 anos, até mais.
Sem contar a velocidade da obra que chega a ser 60% mais rápida que uma construção no método convencional (Alvenaria). Na Alvenaria, o desperdício acaba sendo muito maior, tanto dos materiais quanto no orçamento, por se tratar de um tipo de construção sem precisão, diferente do Steel Frame que é calculado milimétricamente para não haver esse tipo de desperdício.
Uma das grandes desvantagens da alvenaria é a sujeira no canteiro de obras. Materiais como areia, tijolos e brita se juntam e acabam fazendo uma grande sujeira, difícil mesmo até para efetuar a limpeza. Sem contar o grande desperdício de água que obras em alvenaria apresentam no processo de execução da obra.
O que é mais barato estrutura metálica ou alvenaria?
Valor – Aparentemente, a estrutura metálica é mais cara. Porém, quando se consideram os materiais que serão utilizados para produzir a estrutura de concreto, dessa forma, a metálica ainda sai mais barata.
Qual a diferença entre drywall e steel frame?
QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE DRYWALL E LIGHT STEEL FRAME? Apesar de terem conceitos similares, são várias as diferenças entre drywall e Light Steel Frame. Saiba tudo sobre esses sistemas de construção a seco! Drywall e Light Steel Frame. Esses dois sistemas de construção a seco conquistaram seu espaço em países como Estados Unidos, Inglaterra e Japão, e agora ganham cada vez mais força no Brasil graças aos seus benefícios para os arquitetos, instaladores e moradores.
- Apesar desses sistemas terem benefícios similares, suas aplicações e objetivos são diferentes, causando confusão entre as pessoas.
- Por isso, preparamos um conteúdo com tudo que você precisa saber de cada um desses sistemas.
- Continue a leitura para saber tudo sobre essas inovações do mercado de construção civil.
Para uma melhor compreensão das diferenças desses sistemas, vamos primeiro entender o que são cada um desses tipos de construções, começando pelo, Um sistema de alta tecnologia para construção de paredes internas e forros, ele é composto por estruturas de aço galvanizado, tratamento termoacústico e chapas de gesso.
Resistência ao fogo; Resistência à umidade; Resistência ao impacto; Maior isolamento acústico.
Com a possibilidade de criar cortes retos e curvos, oferecendo maior liberdade para o projeto, o drywall substitui paredes de alvenaria com extrema eficiência e flexibilidade. E, ele permite a fixação de armários, quadros, suportes de TV e outros objetos.
Agora que entendemos o que é drywall, vamos olhar para o que é, que pode ser traduzido como estrutura de aço. Essa técnica, que também utiliza como base o aço galvanizado, é geralmente revestida por placas cimentícias ou de drywall para substituir as tradicionais construções de concreto com blocos e tijolos de alvenaria estrutural.Além de alta resistência e durabilidade, o LSF também trabalha com um olhar para a sustentabilidade, pois utiliza o mínimo de recursos naturais para a produção e tem baixa geração de resíduos.Com o também é possível economizar na fundação, ter mais organização no canteiro de obras e tornar a manutenção da construção mais fácil.
Agora que você já sabe tudo sobre esses dois tipos de construções, vamos olhar para todas as semelhanças e diferenças entre o drywall e o LSF? A principal diferença entre os dois tipos é o local de aplicação. Enquanto o drywall é específico para construções internas, o Light Steel Frame é um sistema estrutural, composto por perfis que sustentam a construção e que também pode ser utilizado em fachadas.
Agilidade; Praticidade; Segurança; Sustentabilidade; Versatilidade; Inovação.
E aí, você consideraria deixar a alvenaria de lado no seu projeto para investir em inovações como drywall e o Light Steel Frame? Se a sua resposta for sim, não deixe de conhecer as soluções da, : QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE DRYWALL E LIGHT STEEL FRAME?
Onde é mais usada O Steel Frame?
O Light Steel Frame nos Estados Unidos e no Brasil – Como você pôde perceber ao ler o tópico anterior, não só os Estados Unidos como também diversos outros países possuem o Light Steel Frame como o modelo de construção mais utilizado. Trata-se de uma cultura local mesmo, que foi moldada ao longo do tempo.
Hoje em dia, os americanos entendem que essa tecnologia é a mais interessante e já a utilizam de maneira automática nas obras. Pena que no Brasil essa cultura ainda não é tão predominante. Infelizmente, nem todos visualizam o custo-benefício da opção e as suas diversas vantagens para o meio ambiente. Além disso, existe certa resistência com relação a ela.
Alguns acreditam que o Steel Frame é mais frágil do que a alvenaria devido à sua leveza, o que, obviamente não é uma verdade. É exatamente ao contrário disso. O sistema chegou a passar por testes em laboratórios, os mesmos feitos com os demais materiais, e não só foi aprovado em todos eles, como se mostrou muito mais resistente a impactos físicos e intempéries.
- De qualquer forma, ele tem sido visado por aqui para a construção de conjuntos habitacionais e de residências em grande escala graças à sua industrialização capaz de gerar alta produtividade e racionalização dos processos.
- O Steel Frame é o sistema construtivo mais utilizado nos Estados Unidos, Japão e em diversos países da Europa.
No Brasil ele ainda não é visto como a melhor alternativa, apesar dos testes comprovados com relação à sua eficácia e das diversas vantagens quando comparado à alvenaria. Fonte: Blog Decorlit
Quando usar Steel Frame?
É um sistema que não utiliza tijolos e concreto, se compararmos com o sistema de construção de alvenaria, as estruturas de concreto e paredes com tijolos/blocos são substituídas pela estrutura em aço galvanizado revestidas com placas, que já são prontas para receber pintura ou revestimento. Através do processo industrial, é possível produzir materiais mais resistentes, com acabamento perfeito e alta durabilidade, resultando em um produto final de qualidade incomparável. Além disso, em todas as etapas da construção a utilização da água é mínima.
Sua estrutura metálica é feita através de perfis de aço galvanizado, a galvanização consiste na aplicação de uma camada bem fina de zinco, protegendo o aço e evitando a corrosão. Pode ser utilizado para a montagem de edificações com diversos tipos de usos, tais como: residências, escritórios, hospitais, escolas e edifícios.
As estruturas de Steel Frame começaram a ser utilizadas por volta dos anos 1800 nos Estados Unidos, e foi algo que revolucionou a construção civil. Hoje é possível encontrar diversos países desenvolvidos na América do sul, América do norte, Ásia e Europa onde o sistema Steel Fram e é predominante, perante outro tipo de construção.
Qual a diferença entre Steel Frame e estrutura metálica convencional?
Qual a diferença com a estrutura metálica convencional? – Primordialmente, possuem objetivos totalmente distintos. A estrutura metálica convencional representa uma alternativa ao concreto armado e pré-moldado (estrutura), com objetivo de preencher vãos maiores, de otimizar espaços ou, inclusive, promover mais velocidade e eficiência na obra.
- Enquanto isso, o Steel Frame não se limita apenas na estrutura, como também na vedação e integração com os outros diversos sistemas da casa.
- A parte elétrica, por exemplo.
- Isso permite um grau ainda maior de industrialização, quando comparado com o método tradicional.
- Além disso, há uma diferença na disposição dos perfis metálicos.
No Light Steel Frame, a estrutura é disposta como um “esqueleto”, enquanto o convencional se assimila ao concreto armado (pilares e vigas). Essa diferença surge, principalmente, pela espessura, dimensão e peso dos perfis empregados. Devido a essa mesma causa, os edifícios que se utilizam desse “esqueleto” não podem ultrapassar 7 pavimentos.
Qual a estrutura mais barata para telhado?
Telhado com Telhas Metálicas Simples – As telhas metálicas simples são as mais baratas dessa lista. Podem ter formato trapezoidal, que é recomendado para telhados de águas planas, ou ondulado que é mais recomendado para telhados em formato de arco ou parábola.
As telhas são entregues em folhas de 980mm de largura em média, e comprimento variável, sendo limitada pelo tamanho do deck do caminhão que irá transportar, que é geralmente 12m. O ideal é que essas telhas sejam cortadas com comprimentos máximos de 8m para não maltratar tanto os instaladores com o manuseio de peças tão longas.
Quanto ao formato do telhado o mais comum é o sistema de treliças planas com terças e agulhamento. Consiste basicamente na fabricação vigas que podem ter a forma de tesouras (treliças metálicas), ou vigas em perfis de alma cheia, distanciadas geralmente entre 4m e 6m uma da outra.
Essas vigas suportam outras vigas que chamamos de “terças”, geralmente perfis formados a frio em formato de “U”, “U” enrijecido ou “Z”. As terças por sua vez são distanciadas, normalmente entre 1,80m e 2,5m entre si e servem de suporte para as telhas metálicas de folha simples. As terças por sua vez devem estar conectadas por barras redondas chamadas correntes (em alguns lugares chama-se “agulhas” ou “agulhamento”).
A falta do agulhamento é algo comum, porém é uma das maiores causas de vazamentos pois permite que as telhas trabalhem em um movimento horizontal excessivo e com isso sobrecarregam os parafusos, causando alargamento dos furos permitindo que a água passe através deles.
- -É a forma mais barata de construir um telhado durável em estrutura metálica;
- -A montagem é rápida e a manutenção é simples;
- -Também é leve, aliviando a estrutura e as fundações (economia);
- -Se projetada de forma adequada, pode ser desmontada;
- -Pode vir pintada de fábrica, em uma face ou nas duas, conferindo uma estética mais agradável.
Desvantagens:
- -O isolamento térmico é péssimo, sendo inviável sua utilização em ambientes fechados com pé direito inferior a 4m;
- -Pode causar transtornos devido a barulho de chuva, principalmente granizo;
- -No caso de garagens, especialmente de condomínio deve-se ter atenção ao reflexo da luz solar incidindo nas janelas de apartamentos e de vizinhos.
Quando é recomendado usar esse tipo de cobertura?
- -Estruturas para galpões industriais (Aliada a um sistema de ventilação natural como Lanternins, venezianas ou exaustores eólicos);
- -Quadras de esportes com laterais abertas;
- -Garagens de condomínio (cuidado com o reflexo do sol);
- -Coberturas de oficinas, abrigos temporários.
Cuidados especiais:
- -Em locais próximos ao mar, recomenda-se espessuras de telhas de no mínimo 0,65mm, além de galvanização (ou sistema galvalume) com pintura epóxi;
- -Durante a montagem, é imprescindível a adoção de “correntes” ou “agulhamento” para evitar que as terças se curvem durante o processo e os parafusos fiquem desalinhados, ou mesmo escapem do centro da peça. Esse cuidado também garante a estanqueidade.
- -Seguir a recomendação de fixação adequada.
Quanto pesa uma parede de steel frame?
O steel frame é de cerca 5 vezes mais leve que a alvenaria, o peso médio da convencional é de 1.250 Kg/m² por pavimento, considerando as cargas de ocupação. Já no Steel Frame, esse valor é de apenas 250 Kg/m2.
Quanto custa o metro quadrado de telhado de estrutura metálica?
Informações sobre preço m2 estrutura metálica para telhado – Se, porventura, realizarmos uma pesquisa dentro dos principais meios de busca online, poderemos ter uma resposta de que, atualmente, o preço médio cobrado por esta dimensão de estrutura metálica possui uma alternância de valores em torno de R$140,00 a R$160,00.
Qual é mais caro steel frame ou alvenaria?
A Fast Drywall como referência em contrução a seco de casas em Steel Frame, te mostramos de forma mais específica quais pontos de qualidade o Steel Frame é muito superior à alvenaria convencional. Veja: Sistema construtivo de alvenaria: Artesanal. Para você construir uma parede em alvenaria, cada tijolo é assentado manualmente verificando o alinhamento e prumo.
Depois as imperfeições, que sempre vão ter, tem que ser “acertado na massa”. A qualidade de alvenaria é determinada por fatores inconstantes como mão-de-obra, temperatura, umidade do ar, matéria prima, etc. Sistema construtivo de Steel Frame: Industrial. Todos os materiais são fabricados na Industria com total precisão e seguem rigorosamente o projeto da casa.
Precisão de alvenaria: Precisão centimétrica. Quantas vezes você já ouviu que na hora de instalar esquadrias ou assentar cerâmica não dar o tamanho ou está fora do esquadro? Precisão de Steel Frame: Precisão milimétrica. no Steel Frame trabalhamos com medidas em milímetros.
Isolamento termoacústico de alvenaria: Baixo isolamento térmico, pois tijolo e cimento tem maior condutividade térmica. Uma parede de alvenaria esquenta muito quando está exposto ao sol e esfria muito quando o ambiente externo está frio. O isolamento acústico é menor que o sistema frame com isolamento.
Isolamento termoacústico de Steel Frame: O isolamento térmico e acústico é muito bom. Em função da lã de vidro colocada em todas as paredes e forros, além de outras camadas, a casa se comporta com uma “garrafa térmica”, dificultando a passagem de calor pelas paredes.
Agilidade: Uma casa de Steel Frame poder ser construída 3x mais rápida que alvenaria. Mão de Obra: Em alvenaria vemos que a não de obra é pouco qualificada, mas em Steel Frame a mão de obra tem que ser altamente qualificada. Resíduos: Na alvenaria vemos um índice muito alto de desperdício e geração de resíduos que pode chegar a 25% facilmente.
Isso significa que a cada quatro casas construídas, uma é jogada fora em entulho e desperdício de material! No Steel Frame, a geração de resíduos fica próxima de 1%. Pode-se notar isso claramente no canteiro de obras que em Steel Frame é muito limpo mas em alvenaria é muito difícil de manter limpo e organizado.
Fissuras e umidade: Como todo processo construtivo de alvenaria utiliza muita água, mesmo depois de “seco” as paredes continuem a soltar umidade causando problemas e fissuras são sempre um problema comum. No Steel Frame é difícil ter problemas de fissuras e umidade. Sobre o preço, nas melhores das hipóteses o preço de alvenaria é similar ao Sistema Steel Frame.
Mas geralmente por causa dos desperdícios, tempo de construção, valor total de mão-de-obra, peso da estrutura requerendo uma fundação muito maior, etc., o custo de Steel Frame fica em torno de 15% mais barato. Dependendo do projeto, tal como fazendo um 2° piso numa casa térrea, este valor pode chegar a 30%.
Como é a laje de steel frame?
Laje – As lajes seguem o mesmo modelo das paredes externas. É composta por uma estrutura metálica revestida com placas de OSB, porém diferente das paredes externas a laje recebe uma camada de concreto, contrapiso, armado e posteriormente a argamassa de acabamento e revestimento. Também é preenchida com lã de vidro, para auxiliar a diminuir os barulhos gerados no andar superior.
Qual a vida útil de uma casa de alvenaria?
Casa de alvenaria é segura? – As casas de alvenaria são um dos tipos mais seguros de construção existentes atualmente, ideais para quem busca por uma construção mais perene e duradoura, Isso porque o cimento, os tijolos e os blocos de concreto são materiais que conferem uma grande resistência, proporcionando tranquilamente uma durabilidade que varia de 50 a 100 anos. Sabemos que a segurança é um aspecto de extrema importância para todos na hora de escolher o material adequado para sua construção, não é mesmo? Por isso, se sua dúvida quanto às casas de alvenaria era quanto a sua resistência, fique tranquilo, pois esse material é um dos mais adequados no que se trata de durabilidade.
Qual a forma mais barata de construir?
Alvenaria convencional – A alvenaria convencional, por ser o modelo de construção mais usado no país, principalmente em grandes edificações, também é uma opção vantajosa para obras. Uma das vantagens é alta disponibilidade de materiais, como tijolos e cimento.
Por outro lado, vale ressaltar que há altas taxas de desperdício de itens. Portanto, vale a pena colocar na balança e analisar o tipo de projeto que será feito para entender se, realmente, é o melhor. Outro ponto é que a mão de obra para realizar este tipo de serviço não precisa ser altamente qualificada.
Então, pode ser que esse projeto seja menos seguro. Tanto a alvenaria quanto a construção a seco são opções que podem ser o sistema construtivo mais barato para a sua obra, tudo dependerá do seu objetivo e suas necessidades. Com as informações deste artigo, ficará mais claro entender qual das duas é mais válida para você! Gostou do conteúdo? Aproveite e confira as opções da Plack para a criação de projetos a seco!
Qual a largura de uma parede de steel frame?
Qual a diferença entre Drywall e Steel Frame? – São sistemas construtivos parecidos na montagem mas com materiais e funções diferentes: Estrutura: O Drywall é utilizado para paredes internas que separam ambientes e sem função estrutural, ou seja, não podem receber cargas de lajes, telhados e do vento (em fachadas).
- Já o Steel Framing possui função estrutural, é projetado para suportar as cargas da edificação e também pode ser utilizado para fachadas.
- Acompanhe em nosso blog como o LSF é o segredo para transformar sua fachada,
- Espessura do Aço: Os perfis de Drywall são fabricados com espessura de 0,50 mm e os perfis para Steel Framing possuem espessuras de 0,80 mm até 1,25 mm de espessura, a escolha da espessura ideal varia conforme o cálculo estrutural da edificação.
Dimensões: Os Perfis de Drywall são encontrados nas dimensões de 48 mm, 70 mm e 90 mm, conforme escolha da espessura do perfil será determinado a espessura final de sua parede. No Steel Framing estão disponíveis em dimensões de 90 mm, 140 mm e 200 mm.
Ambos sistemas possuem perfis de 90 mm, mas os perfis de drywall não podem ser utilizados no Steel, pois suas espessuras são diferentes e não possui função estrutural. Galvanização: Os perfis para ambos sistemas são fabricados em aço e recebem um tratamento a base de zinco, chamado galvanização. Os perfis de drywall possuem galvanização mínima de Z275, ou seja, os perfis recebem uma camada de 275g de zinco por m².
Os perfis de Steel Framing além do Z275 também podem receber a galvanização Z350, ou seja, uma camada de 350g de zinco por m². Esta galvanização superior é utilizada em ambientes com menos de 2 km de distância da orla marítima. Materiais: o Drywall é constituído por perfis de aço leve emplacado em ambos lados com placas de gesso acartonado (com ou sem placa OSB), no interior da parede pode ser utilizada manta termoacústica, que pode ser de lã de vidro, PET ou rocha. O Steel Framing possui sua estrutura em aço galvanizado leve, emplacamento externo em placa cimentícia e placa OSB (ou placa Glasroc x, SmartSide Panel H, ou outro revestimento), e na parte interna com placa de gesso acartonado (com ou sem placa OSB).
- Também pode ser utilizada uma manta termoacústica no interior das paredes, que pode ser a lã de vidro, PET ou de rocha.
- Conheça a diferença entre as lãs para tratamento térmico e acústico e faça a melhor escolha.
- Projeto: Paredes em Drywall são paredes de vedação, por isso não necessitam de cálculo estrutural, já o Steel Framing como é um sistema estrutural demanda projeto e cálculo da estrutura.
Flexibilidade: Como os perfis de Drywall são menos espessos eles são mais flexíveis e de corte fácil (com tesoura), já os perfis de Steel Frame são mais espessos e enrijecidos e seu corte é um pouco mais resistente (com serra ou lixadeira).
O que é mais barato estrutura metálica ou alvenaria?
Valor – Aparentemente, a estrutura metálica é mais cara. Porém, quando se consideram os materiais que serão utilizados para produzir a estrutura de concreto, dessa forma, a metálica ainda sai mais barata.