Contents
- 1 Qual a medida certa para fazer bloco de cimento?
- 2 Quantos blocos de 14 faz com 1 saco de cimento?
- 3 Quantos blocos de cimento dá para fazer com um metro de areia?
- 4 Qual a medida de cimento e areia para assentar bloco?
Qual a medida certa para fazer bloco de cimento?
Qual É O Traço Para Fazer Bloco De Cimento? – Coberturas Leves | | | 13:11 O traço que costuma ser utilizado para estas estruturas é de 1:4:5,5. Isso significa 1 saco de cimento para 4 latas de areia para 5 latas e meia de pedra, e também com 1 lata de água. Este traço costuma render para um volume de 0,14 m³.
Quantos blocos de 09x19x39 vai por metro quadrado?
Com os blocos de cerâmica 9x19x39, você terá uma construção mais rápida, já que os blocos de cerâmica 9x19x39 têm um rendimento de apenas 12,5 peças por metro quadrado.
Quantos blocos de 14 faz com 1 saco de cimento?
QUANTOS BLOCOS EU CONSIGO FAZER COM UM SACO DE CIMENTO? Esta é uma dúvida muito comum e para responder de modo adequado é preciso começar com o famoso “DEPENDE”. Não existe uma resposta direta para esta pergunta porque é necessário considerar alguns fatores chaves que influenciam este cálculo, como o tipo de equipamento, a resistência do bloco e o tipo de bloco.
Considere o tipo de máquina que sua empresa possui ou que pretende adquirir; haverá uma grande diferença se ela for manual, hidráulica ou pneumática. Esta diferença se manifesta diretamente no traço utilizado para a produção da massa. As máquinas manuais trabalham com proporções cimento: agregado que podem variar de 1:6 até 1:10, uma máquina hidráulica pode processar massas com proporções de 1:8 até 1:16, ou mais.
A proporção cimento:agregado define a quantidade de agregado a ser misturada com o cimento. Para simplificar, vamos considerar que as medidas serão feitas em massa. Um traço 1:6 significa que a mistura contém 6 kg de agregado para cada 1 kg de cimento.
Para um saco de cimento de 50Kg serão adicionados 300kg de agregados totalizando 350 de material seco. Se considerarmos 6% de umidade, a massa total sobe para 371kg de material. Imaginando que um bloco de vedação 14 x 19 x 29 pese cerca de 8,5kg, com esta quantidade de material é possível produzir teoricamente, sem considerar as perdas, cerca de 43 blocos.
Se a máquina permitir a utilização de uma proporção maior, por exemplo 1:16, a massa total chega a 848 kg, o que permitirá moldar cerca de 100 blocos desse tipo, com 1 saco de cimento. No próximo artigo vamos abordar outro aspecto importante para responder esta pergunta: a influência da resistência do bloco. Minha formação acadêmica teve início em 1984 quando ingressei no curso de Bacharelado e Licenciatura em ciências Biológicas na Universidade Estadual do Londrina. Durante os quatro anos de curso tive oportunidade de trabalhar como estagiário do laboratório de citologia, o que foi muito importante para desenvolver habilidades na área de pesquisa.
Em 1987 ingressei no curso de engenharia ciivl na Uel tendo colado grau em 1992. Atuei durante 10 anos na área de vendas técnicas da Cimento Cauê. Neste período, além de auxiliar clientes a desenvolverem produtos e aprimorá-los, realizava palestras e ministrava pequenos cursos na área de concreto. Além do conhecimento técnico tenho expriência de mercado na construção civil.
Afim de aprimorar meus conhecimentos fiz pós-graduação em Administração de Marketing e Propaganda ( UEL 2000) e depois em Gestão da Qualidade na Construção Civil (2004) Desenvolvi habilidades na área de incorporação de imóveis, desde a análise da concorrência, análise de mercado, precificação, bem como a preparação de toda a documentação necessária ao registro de incorporações atuando como assessor da gerência comercial da unidade de Londrina da Plaenge Empreendimentos entre os anos de 2006 e 2007,
Atualmente presto consultoria na área de concreto para indústrias de artefatos de cimento e pre-moldados de concreto. Em termos acadêmicos ingressei no mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento na Universidade Estadual de Londrina em 2009 tendo concluído em 2011,no tempo regular. O foco profissional é atuar como consultor e também na área de docência promovendo o intercâmbio entre a academia e o meio técnico atuante no mercado local, regional e nacional.
Como docente atuo na UNIFIL (Centro Universitário Filadélfia) no curso de graduação em Engenharia Civil e também na Pós Graduação.
Quantos tijolos dá para fazer com um saco de cimento?
Um saco de cimento assenta quantos tijolos? – O resultado para esse cálculo pode variar de acordo com o tipo de massa utilizada, da mistura realizada e do tamanho e qualidade do tijolo. Portanto, para cada obra deverá ser realizado um cálculo conforme a informação do fabricante da argamassa e o tijolo utilizado.
Quanto rende o cimento por metro quadrado de tijolo?
Cimento – No caso do cimento, a quantidade depende da proporção utilizada. Geralmente, utiliza-se três medidas de areia peneirada para uma medida de cimento. Para realizar o cálculo, basta dividir, por exemplo, 30 quilos de areia por três, ou seja, dez quilos de cimento por metro quadrado. Após, multiplique esse valor pela área da construção para obter a quantidade total do produto.
Quantos tijolo de cimento por metro quadrado?
Ou seja, 1 tijolo tem 0,0252 m². E quantos tijolos cobrem 1m²? Para chegar no resultado, faça o seguinte cálculo: 1m² ÷ 0,0252 = 39,68. Ou seja, é preciso aproximadamente 39 tijolos de 6 furos para cobrir uma área de 1m².
Quantos blocos de 14x19x19 usa por metro quadrado?
Características técnicas
Produto | Bloco Cerâmico |
---|---|
Comprimento | 19 cm |
Dimensão | 14x19x19 cm |
Peso do Produto | 3,04 Kg |
Quantidade de Blocos por m² | 25 bloco(s) em pé 40 bloco(s) deitado |
Pode pedra para fazer bloco?
Principais cuidados na fabricação de blocos de concreto – Inovação A principal utilização dos blocos de concreto são voltados à construção de casas ou edificações, podendo serem aplicadas na forma de vedação ou na própria estrutura da edificação,. Os blocos têm tamanhos pré-definidos que se enquadram como: bloco inteiro (bloco predominante), meio bloco, blocos de amarração L e T (blocos para encontros de paredes), blocos compensadores e bloco tipo canaleta.
- Os blocos de concreto têm como principais insumos materiais como cimento, agregados e água, sendo que o pedrisco é o agregado responsável pelo acabamento das peças.
- Quando há a necessidade de um bloco aparente o pedrisco deverá ter em sua composição granulométrica valores de aproximadamente 6,3 de diâmetro máximo característico.
Já para blocos que não necessitam de acabamento superficial, pode ser utilizado um pedrisco de diâmetro máximo de 9,5 mm. De acordo com Raphael Baldusco, pesquisador do Laboratório de Materiais de Construção Civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), para fabricar blocos de concreto com qualidade, deve-se tomar alguns cuidados como a caracterização adequada dos agregados a serem utilizados; uso de equipamentos em bom estado para produzir misturas e blocos homogêneos; cura em ambiente com temperatura controlada.
As diretrizes e critérios para definição do projeto de estruturas de concreto pré-moldado são desenvolvidas a partir dos elementos que são produzidos industrialmente ou em canteiro que estão estabelecidas no Brasil através da norma NBR 9062:2017, onde suas principais indicações de aplicação são para construção de residências, edifícios ou indústrias, galpões, muros, etc e são três as categorias de blocos para alvenaria.
Confira:
- Classe A, Blocos com função estrutural, acima de 8,0 MPa
- Classe B, Blocos com função estrutural entre 4,0 e 8,0 MPa
- Classe C, blocos com e sem função estrutural, de 3,0 a 4,0 MPa.
Para produzir, os principais materiais são cimento, agregados naturais, como areia natural ou industrializada, pó de pedra e pedrisco. O pó de pedra também tem suas particularidades quando aplicado na produção dos blocos de concreto, pois com ele a mistura apresentará mais coesão, devido aos finos, e mais volume na argamassa, devido aos grãos médios.
- Quando o pó de pedra apresentar quantidade balanceada de finos, ele terá uma combinação ideal com o pedrisco e a areia grossa, formando uma curva granulométrica ideal para os blocos”, destaca Raphael.
- Com relação ao cimento, pode ser utilizado qualquer tipo de cimento (CP II, CP III, CP IV e CP V-ARI), pois o que influenciará é o ambiente de aplicação do mesmo.
Por exemplo, cimentos CP III e CP IV são mais indicados para aplicações em ambientes agressivos, enquanto que o CP V-ARI é bastante utilizado devido ao alcance de maiores resistências nos primeiros dias de idade. A utilização dos agregados tanto naturais quanto artificiais devem ser limpas, isentas de impurezas, como por exemplo, material pulverulento, torrões de argila, matéria orgânica (folhas, gravetos e resíduos vegetais), e deve possuir uma boa distribuição granulométrica, de modo que os grãos menores ocupem os vazios dos grãos maiores.
Para o professor Idário Fernandes, engenheiro civil e técnico em edificações, os principais materiais para a produção de blocos de concreto de qualidade são o pó de pedra, a areia natural ou industrializada e o pedrisco de diâmetro máximo de 9,5 m e a proporção aproximada é de 50% de pó de pedra, 20% de areia e 30% de pedrisco “Estas proporções dependem dos recursos (máquinas e instalações) e dos materiais disponíveis na região” aponta o engenheiro, que também é especialista em blocos de concreto da Doutor Bloco.
Entre os principais cuidados na fabricação de blocos de concreto, podemos citar:
- a) Empregar a mistura na umidade ótima de processamento, ou seja, aquela que produz a maior densidade da peça com boa,
- b) Compactar a mistura até a densidade indicada para a categoria desejada, quais sejam: de 2000 a 2100 kg/m³ para blocos de vedação, de 2100 a 2200 kg/m³ para blocos estrutural de até 10 MPa e de 2200 a 2300 para blocos entre 10 e 20 MPa.
- c) Empregar bons aditivos redutores de água para controle da relação água/cimento;
- d) Curar devidamente o produto protegendo-o contra perda de umidade e de calor nas primeiras idades;
Outros que podem ser utilizados são os agregados leves, como a argila expandida e a vermiculita para a produção de blocos de concreto leve, porém apenas para vedação, já que o uso desses materiais resultará em baixas resistência do bloco. Contribuíram para esta matéria: Raphael Baldusco, pesquisador do Laboratório de Materiais de Construção Civil do IPT e Idário Fernandes, engenheiro civil e técnico em edificações da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
Quantos sacos de cimento para 2 mil tijolos?
Olá boa noite, você precisará de 22 sacos de cimento.
É necessário colocar cal na massa para assentar tijolo?
Traço para Assentar Tijolo – A argamassa de assentamento é o componente que faz a ligação entre os tijolos ou blocos da alvenaria de vedação. Normalmente é composta por cimento, cal, e água, em proporção definida de acordo com o local de aplicação. O traço para assentar tijolo recomendado é de 1:2:8 (cimento:cal:areia) ou 1:8 (cimento:areia). : Traço para Reboco, Contrapiso e Assentar Tijolo
Quantos blocos de cimento dá para fazer com um metro de areia?
Como calcular quantos blocos de concreto por M2? – Após chegar a uma conclusão sobre qual bloco de concreto será usado para fazer sua construção, é hora dos cálculos. O primeiro passo para saber quantos blocos de concreto por M2 serão usados no seu projeto, é calcular a metragem total das paredes.
- Não se esqueça das janelas e portas.
- Para fazer o cálculo, multiplique a altura pelo perímetro do ambiente.
- Em seguida faça o cálculo do espaço das portas e janelas e subtraia o resultado do valor do cálculo anterior.
- Com este cálculo é possível saber quantos blocos de concreto por M2 serão usados nos espaços onde não haverá portas e janelas.
Por exemplo, se o bloco utilizado for de 14x19x39, serão precisos 12,5 blocos por metro quadrado. É aconselhável fazer uma adição de 10% sobre o resultado obtido para o caso de perda de blocos durante a obra. Além de ser mais fácil fazer a cotação dos preços e negociar sabendo quantos blocos de concreto por M2, também é possível saber a quantidade de outros materiais que serão usados ao longo da obra com este mesmo cálculo.
Veja só: ainda usando o bloco de concreto de 14x19x39 como exemplo para saber quantos blocos de concreto por M2, a cada metro quadrado serão usados 12,5 blocos e a quantidade de argamassa para estes blocos será de 12 litros. Ainda sobre os benefícios de saber quantos blocos de concreto por M2, é possível saber a quantidade de cimento, cal e areia.
Com todas as quantidades de materiais de construção em mãos, fica muito mais fácil fazer a pesquisa de preços, calcular fretes e negociar descontos. Caso você ainda seja iniciante, estas dicas e cálculos acima serão muito úteis. Para saber quantos blocos de concreto por M2 use nossos exemplos e inclua as medidas do tipo de bloco que você vai usar na sua obra.
Qual a medida de cimento e areia para assentar bloco?
Dicas para argamassa de assentamento para blocos: – É possível fazer uma boa argamassa para blocos mesmo sem cal, utilizando os seguintes traços: 1:8 (uma parte de cimento para oito partes de areia) ou 1:6 (uma parte de cimento para seis partes de areia).
O traço de 1:6 é melhor de ser trabalhado pelo pedreiro, enquanto que o traço de 1:8 é mais econômico, porém, pode exigir o uso de aditivo plastificante. Já os principais traços de argamassa para blocos com o uso de cal em uma parede de vedação são: 1:2:8 (uma parte de cimento, duas partes de cal e oito partes de areia) ou 1:0,5:7 (uma parte de cimento, meia parte de cal e sete partes de areia).
O primeiro traço é um dos mais utilizados nas obras convencionais, enquanto que o segundo é mais econômico. No caso da alvenaria estrutural, a argamassa possui uma importância ainda maior, pois está ligada diretamente na questão da segurança estrutural da edificação.
- Os traços mais utilizados nesses casos são 1:1:6 (uma parte de cimento, uma parte de cal e seis pares de areia) ou 1:0,5:5 (uma parte de cimento, meia parte de cal e cinco de areia).
- É importante ressaltar, ainda, que a utilização da cal hidratada na argamassa para blocos possui uma série de vantagens, porque, em termos construtivos, a cal ajuda na plasticidade da argamassa fresca e na deformabilidade da argamassa endurecida, minimizando as microfissuras, principalmente em lugares sujeitos à mudanças bruscas de temperatura ou molhagem e secagem reincidentes.
: Saiba como acertar na argamassa para blocos – Inova Concreto