Contents
O que é forro de gesso Tabicado?
O que é forro de gesso tabicado? – Antes de mais nada, vamos começar pela pergunta mais básica que pode ser feita sobre gesso tabicado: o que é? Bom, o gesso tabicado nada mais é que um tipo de forro de gesso com a diferença que ele é constituído por uma parte que se chama tabica, por isso seu nome.
A tabica se parece com uma canaleta que faz com que o forro de gesso fique rebaixado, dando um efeito estético diferenciado para a decoração de qualquer ambiente. A tabica tem a mesma função das molduras em gesso colocadas nas laterais de encontro entre o teto e a parede, que eram utilizadas há alguns anos e agora estão caindo em desuso.
Como já falamos em outros artigos, há outros tipos de forros de gesso, mas o tabicado é uma opção que vem ganhando espaço nos projetos de decoração porque ele dá a sensação de parecer que está deslocado da parede, o que deixa o visual mais leve e moderno.
- Por conta do seu efeito estético e praticidade de aplicação, o gesso tabicado é uma das opções preferidas de arquitetos e decoradores e é por isso que vemos cada vez mais esse tipo de revestimento em casas, imóveis comerciais e quaisquer outros tipos de construções.
- Se você está pensando em utilizar esse revestimento na sua obra, já adianto que é uma opção bastante vantajosa, proporcionando um acabamento incrível.
Vamos conhecer mais sobre o gesso tabicado para você confirmar o que estou te falando! Acabamos de enviar uma mensagem no seu email. Veja se chegou na caixa de entrada ou no spam. Oops! Houve algum erro. Verifique se preencheu corretamente. Inscreva-se e Receba Conteúdos Exclusivos
Quanto custa o gesso cartonado?
Qual o valor da placa de gesso acartonado? Qual o valor da placa de gesso acartonado? O m2 (metro quadrado) varia bastante e pode ser encontrado em torno de R$ 40,00 até R$ 65,00, aproximadamente (pesquise bastante antes de fechar negócio).
Por que usar Tabica?
A tabica é uma peça metálica galvanizada, com tratamento para não sofrer corrosão, que é utilizada entre o forro drywall e a parede para a sustentação de perímetro dos forros dilatados dando sensação visual de um teto flutuante. Possui duas versões, a Tabica Lisa e a Tabica Perfurada, que permite a troca de ar em sistemas de refrigeração.
O que significa gesso cartonado?
TIPOS DE GESSO: VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ACARTONADO, EM PÓ, PLACAS E BLOCOS? Atualmente existem quatro tipos de gesso bastante encontrados no mercado: acartonado, em pó, placas e blocos. Vamos descobrir a diferença entre eles? Encontrado em abundância no Brasil, por termos aqui muitas reservas deste mineral, o gesso é obtido através da calcinação da rocha gipsita.
- Trabalhar com esse material pode facilitar e agilizar muito o processo de construção de casas, e essa alternativa tem sido bastante procurada por profissionais da construção civil devido suas diversas utilidades.
- Além de substituir blocos de concreto para erguer paredes e sustentações em obras, o gesso é versátil, podendo ser usado para diversos fins, como revestimentos, divisórias, forros e até decorações.
As opções no mercado são várias: gesso acartonado, em pó, placas e blocos, e como existem muitas aplicações para este material, você vai conferir abaixo os diferentes tipos de gesso, suas as vantagens, diferenças entre suas variações, suas propriedades e quais são as suas finalidades.
Acompanhe! O gesso acartonado é o material utilizado para a instalação de Drywall e é um dos tipos mais requisitados na construção civil. Um dos grandes motivos para sua fama, além da praticidade, é a sua grande variedade de tamanhos, formatos e aplicações. Esse segundo nome, acartonado, é devido ao uso de papel-cartão em seu revestimento.
É um material pré-fabricado prático, pronto para obra e que não depende de argamassa. Esse tipo de gesso é ideal para a construção de sancas, forros, paredes, divisórias e até mesmo móveis. Suas vantagens são diversas, como por exemplo, ganho de espaço útil, facilidade no processo de instalação, e execução rápida e limpa.
- Saiba mais sobre o drywall conhecendo Ideal para: ambientes internos, de variados usos, já que existem diversos tipos de placas de gesso acartonado.
- Você pode conhecê-las clicando no link acima.
- Utilizado para pequenos reparos, como para preencher espaços, buracos ou tapar rachaduras, esse tipo de gesso é um ótimo substituto para cimentos e massas corrida, por exemplo.
Enquanto o cimento para reboco tem o preparo mais trabalhoso e é mais difícil realizar o acabamento, com a utilização do gesso é possível encontrar um bom resultado com uma só demão, além da facilidade na hora de nivelar e de limpar o espaço. A principal diferença deste gesso para os demais é que ele vem em pó e possui a necessidade de água em seu uso, para dar liga.
- Mas mesmo com esse fator, sua aplicação é rápida e simples.
- Ideal para: ser usado para tornar superfícies planas, fazer acabamentos e detalhes decorativos.
- Essa é uma denominação que traz confusão para quem pensa em placas de gesso e drywall.
- Aqui,, você pode encontrar essa informação mais detalhada.
- As principais diferenças são no tamanho e no uso desses materiais.
As placas de gesso são quadradas e tem 60 cm x 60 cm. Já o drywall pode chegar a 120 x 240 cm. O gesso em placa é mais pesado e é bastante utilizado para ambientes menores, tendo uma vantagem na instalação da parte elétrica, já que não precisa de barras de sustentação em sua estrutura.
Porém, trabalhar com esse modelo é mais trabalhoso e causa mais sujeiras em sua instalação. Ideal para: ambientes menores por ser mais pesado e correr risco de haver dilatação em seu material. Você se recorda que no começo do texto mencionamos que o uso do gesso pode trazer rapidez na construção de um imóvel? Além da sua utilização em balcões e divisórias, o gesso em bloco trouxe também a possibilidade de construir estruturas de edificações, fazendo as vezes dos blocos de concreto.
Esses blocos são pré-moldados e apresentam uma superfície bastante lisa, tirando a necessidade de rebocos ou chapisco para dar o acabamento final. Atente-se na hora de construir com blocos de gesso, já que esses podem ter propriedades diferentes, como o bloco azul, que apresenta maior resistência à umidade.
Ideal para: paredes internas de residências, divisórias e paredes que necessitam de maior resistência e dureza. Também vem sendo utilizado para decoração devido suas superfícies lisas e homogêneas. Agora que explicamos as principais diferenças entre esses quatro tipos de gesso, você tem muito mais segurança para escolher o melhor uso em sua obra, optando por resistência, dureza, custo-benefício ou aparência, por exemplo.
Confira em nosso as soluções Placo para essa etapa da sua obra. : TIPOS DE GESSO: VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ACARTONADO, EM PÓ, PLACAS E BLOCOS?
Qual é mais caro forro PVC ou gesso?
PVC ou gesso: saiba como escolher o forro ideal para sua casa E agora, PVC ou gesso? Você também já ficou com essa dúvida na hora de construir ou reformar? Com certeza já, e como acreditamos que listar os pontos positivos e negativos de um produto é sempre uma ótima tática para descobrir qual é a melhor opção para suprir as suas necessidades, trouxemos aqui as vantagens de cada um para te ajudar na hora da escolha.
- Gesso e PVC: principais características de cada material
- Entendendo que o forro do teto é muito mais do que um simples acabamento na residência, e que está diretamente relacionado ao conforto termo acústico no ambiente e, também, ao conceito estético que você quer para o seu projeto, é preciso conhecer as características dos materiais disponíveis no mercado.
- Forro de PVC
Além de instalação rápida e limpa, o PVC é mais barato e quem opta por ele não precisará de manutenção em casos de gotejamento, por exemplo. Outra grande vantagem do forro PVC é que ele não precisa de camadas de tintas ou massa corrida. A aplicação do forro de PVC também é rápida e prática, já que esse material vem pronto.
As placas são encaixadas entre si e dispensam pintura e acabamento. Além disso, não produz sujeira. Um forro de PVC bem instalado chega a durar até 40 anos. É 100% resistente à umidade e infiltrações. A praticidade de limpeza também é garantida, bastando um pano úmido para limpar. Em contrapartida, não conta com isolamento térmico nem acústico e tem um menor apelo estético.
Forro de gesso Ao contrário do PVC, o gesso possui isolamento térmico e excelente desempenho acústico. É uniforme e liso e esteticamente mais bonito, porém com instalação mais demorada. Também precisa ser lixado e pintado.
- Um grande ponto forte desse material é a possibilidade de esconder vigas indesejadas e eventuais imperfeições da laje com flexibilidade e segurança.
- Essas características fazem com que os forros de gesso continuem sendo os mais procurados do mercado.
- PVC ou gesso, e agora, qual escolher?
Escolha aquele que faça sentido para o seu projeto. Leve em conta não só a estética, mas também a durabilidade e o investimento do material, afinal, a beleza e o aconchego de uma casa devem ser priorizados na hora da compra dos itens que vão compor todos os ambientes.
Pronto! Com este conteúdo, deu para compreender melhor as diferenças entre os forros de gesso e PVC e saber que tipo de material escolher para a sua obra, não é? Tudo isso, é claro, sem abrir mão da qualidade, da segurança e da economia. Agora é só procurar as lojas especializadas no ramo e fazer o investimento.
Apenas recomendamos que você converse antes com o lojista para saber qual é o tipo mais indicado para o projeto em questão. Assim, não terá erro! : PVC ou gesso: saiba como escolher o forro ideal para sua casa
Qual espessura da Tabica de gesso?
O que é tabica de gesso para drywall? – A tabica para drywall é uma peça parecida como uma canaleta que apoia as placas de forro de gesso acartonado e faz muita diferença no acabamento. É uma estrutura metálica galvanizada que também pode ser encontrada pintada de branco, com espessura que varia entre 0,5 mm e 3 cm. Por ser feita em aço galvanizado é um produto resistente à corrosão, com altíssima durabilidade. Além de garantir o efeito estético do forro rebaixado e aparência de flutuante, a tabica cria um espaço entre a alvenaria e o forro. Esse espaço é indispensável, pois todo tipo de construção tem algum nível de dilatação normal, devido à variação de temperatura ambiente.
O que causa trinca no drywall?
Trincas e fissuras no drywall são comuns e, na maioria das vezes, trata-se apenas de um problema estético, podendo ser reparado rapidamente e com total segurança. Veja os passos! Paredes de todos os materiais são suscetíveis a trincas ou fissuras. Mas você sabe por que ocorre esse problema no drywall? A principal causa é a dilatação térmica, já que todo material exposto à temperaturas altas ou baixas tende a se contrair ou dilatar – quando isso ocorre, se não houver espaço para acomodar esse movimento, surgem as trincas.
Especialmente no inverno, quando a temperatura mais alta durante o dia – que leva à expansão do gesso – é seguida de queda acentuada à noite, tendo uma contração da chapa do drywall, gerando a ocorrência de trincas ou fissuras. Além disso, outras possíveis causas são altas cargas de vento, movimento do solo, mão de obra ou produtos de baixa qualidade.
Siga na leitura, descubra como evitar e resolver as trincas e fissuras no drywall e garanta todos os benefícios desse material que deixa seu ambiente bonito e aconchegante! As trincas e fissuras no drywall são mais comuns nos cantos das portas e janelas, nos cantos das aberturas das paredes e onde duas peças de drywall se unem – todas elas, áreas onde a estrutura desenvolve maior tensão.
Utilizar materiais adequados para o tipo de construção e que tenha qualidade; Observar o tempo de secagem durante o acabamento – são pelo menos 4 dias para a parede ficar pronta e livre de trincas e outros defeitos; Contar com um profissional capacitado para a instalação do drywall ser feita de modo correto, incluindo o devido reforço nas áreas mais sensíveis e análise prévia do ambiente que receberá o material.
Ainda que na maioria das vezes seja apenas um problema estético, é essencial ter certeza de que a sua causa não é estrutural. Alguns dos principais sinais de falha na estrutura, acendendo o sinal vermelho, são: telhado curvado ou com afundamento, pisos desnivelados, portas ou janelas emperradas, entre outros.
Qual a diferença de Tabica e cantoneira?
Diferença entre tabica e cantoneira Basicamente, é o aspecto do acabamento do forro. Com a cantoneira, é possível criar um acabamento reto em relação à parede; No caso da tabica, como mencionamos antes, é deixado um espaço de segurança entre alvenaria e forro.
Qual a diferença entre o forro de gesso normal e o de drywall?
Diferença entre Drywall e gesso acartonado Vai reformar ou construir? As dúvidas são diversas e, uma das mais frequentes, é quanto ao revestimento. Gesso acartonado ou o Drywall? Há diferenças? O que preferir? O Drywall nada mais é do que o gesso revestido pelo papel acartonado, O gesso acartonado é constituído por chapas parafusadas em estruturas metálicas.
- Com isso, consegue ser moldado em forros diferentes e não sofrem com trincas.
- Assim, o Drywall e o gesso acartonado são a mesma coisa.
- Fácil de montar e desmontar, se torna uma ótima opção de revestimento.
- Facilita até na hora de fazer instalações elétricas e hidráulicas.
- Tem ainda as vantagens de promover o isolamento térmico e também o acústico, o que permite que seja indicado também para casa de shows.
Quando comparado ao gesso comum, o Drywall é menos trabalhoso, tem menor risco de mofar e aguenta mais peso. Assim como o gesso, não aguenta muito peso, ou seja, se você for usar para pregar prateleiras, por exemplo, deve ficar atento para usar a bucha certa e não ultrapassar o peso suportado.