Contents
- 0.1 Porque o concreto e o material mais usado na engenharia?
- 0.2 Quantos tipos de concreto existe?
- 0.3 Qual é o segundo material mais utilizado no mundo?
- 1 Qual é a origem da Matéria-prima usada na construção civil?
- 2 Por que usar concreto?
- 3 Qual é o material mais utilizado do mundo?
- 4 É o material mais importante que constitui o concreto?
Porque o concreto e o material mais usado na engenharia?
O fato de ser um material maleável, com grande resistência e atender a diferentes situações nas construções facilita este aumento, proporcionando a ser o material mais importante das construções.
Qual tipo de concreto mais usado?
O concreto convencional é o tipo de concreto mais utilizado na construção civil brasileira. É um concreto aplicado no solo, em lajes e pisos através de fundações e formas. Sua característica seca exige que seja adensado através de betoneiras e ferramentas semelhantes.
Qual é a composição do concreto?
O concreto é um material composto, constituído por cimento, água, agregado miúdo (areia) e agregado graúdo (pedra ou brita). O concreto pode também conter adições e aditivos químicos1, com a finalidade de melhorar ou modificar suas propriedades básicas.
Onde usar o concreto fck 25?
Esse tipo de concreto é utilizado em diversas aplicações na construção civil, incluindo contrapisos. O contrapiso é a camada de concreto que é aplicada diretamente sobre o solo, antes da colocação do piso definitivo.
Quantos tipos de concreto existe?
Concreto bombeável – Assim como o convencional, o concreto bombeável é muito utilizado em obras civis, além de possuir também características semelhantes e as mesmas vantagens em sua utilização. Sua diferença é a maior fluidez, justamente para que seja possível o seu bombeamento.
- Além de alcançar distâncias maiores em sua aplicação.
- Para atingir esta fluidez, aumenta-se a quantidade de água ou a incorporação de aditivos químicos que promovam a maior trabalhabilidade e diminui-se a granulometria do agregado graúdo.
- Concreto leve Como o próprio nome sugere, o concreto leve tem densidade menor que o convencional.
Isso ocorre devido a substituição dos agregados convencionais por agregados leves, como argila expandida, vermiculita, isopor ou EVA. Ou ainda pela incorporação de bolhas de ar no concreto. Existem, basicamente, dois tipos de concreto leve. Um deles é o estrutural, em que a brita é substituída por argila expandida.
Qual é o segundo material mais utilizado no mundo?
O concreto é o segundo material mais consumido no mundo O concreto é o segundo material mais consumido no mundo, perdendo apenas para a água, aponta a revista Isto É. A mistura é a preferida dos arquitetos e engenheiros contemporâneos principalmente pela sua durabilidade, baixo custo, maleabilidade na forma e fácil acesso! O que poucos sabem, ou não levam em consideração na hora de escolher os materiais do projeto, é que, para produzir o concreto – uma mistura de pedra, areia, água e cimento – é necessário gerar uma grande emissão de poluentes na atmosfera.
- O real problema está na produção de cimento, também um dos materiais mais baratos e mais utilizados entre as construtoras.
- Para produzir uma tonelada do material, é necessário emitir 800kg de dióxido de carbono, o que equivale a 3 mil ônibus rodando o dia todo numa cidade como Curitiba.
- Por ser utilizado em grande escala, causa danos irreparáveis ao meio ambiente, como por exemplo o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que utilizou em sua construção duas mil toneladas de cimento.
Em 2050, o material que hoje é responsável por 8% da emissão mundial de poluentes, pode atingir uma taxa de 25% de todo o lançamento de CO2 para a atmosfera. Temos algumas soluções já presentes no mercado da construção civil para que essa taxa não seja atingida nos próximos 30 anos.
Já é possível produzir concreto usando uma quantidade menor ou quase nula de cimento, o que ainda é muito caro e por isso pouco utilizado. Porém, na última década, o cientista francês Joseph Davidovits fez a primeira introdução ao estudo do geopolímero, um material sustentável que pode substituir o concreto.
O termo geopolímero foi introduzido por Davidovits para representar polímeros de origem mineral resultantes da investigação geoquímica. O geopolímero pode ser utilizado em diversos campos que vão desde produtos compósitos e cerâmicos a grandes construções.
Para produzir o material é necessário água, soda cáustica e o resto das cinzas da queima do carvão mineral nas usinas termoelétricas. Além de ser um material sustentável e pouco poluente, o geopolímero tem alta durabilidade, é muito resistente e apresenta um fácil processo de produção com médio custo.
: O concreto é o segundo material mais consumido no mundo
O que se usa numa construção?
2 ) Alvenaria – A segunda fase refere-se a alvenaria, ou seja, ao conjunto de blocos das paredes, tijolos, pedras, alicerces e muros. Agora a estrutura começa a tomar forma, e a construção da casa ganha vida. É possível, nessa fase, começar a ver a dimensão de cada cômodo e como será a casa em tamanho.
- Por vezes, essa é a fase que mais gera dor de cabeça e gastos desnecessário de materiais.
- O que acaba faltando no meio da obra, e assim, mais uma vez, mesmo com as quantidades calculadas da forma correta, é necessário comprar ainda mais materiais.
- Por isso, essa é a fase da construção de casas, que mais precisam de um olhar atento! Os materiais básicos são: cimento, tijolos, areia, blocos de concreto, argamassa, vergalhões, tubos de PVC, quadro de distribuição, reboco e caixas de luz.
Além de fios de instalação, materiais elétricos e hidráulicos dos mais variados tipos.
Qual é a origem da Matéria-prima usada na construção civil?
Muito dos materiais utilizados na construção civil provém da natureza, onde a maioria destes é encontrada, em sua forma bruta, ou seja, matéria prima, onde são extraídos e transformados para uso em diversas áreas como a construção civil.
Qual o melhor tipo de concreto?
Enchimento ou regularização de lajes e pisos – A melhor recomendação é o concreto leve, que tem entre 1200 e 2000 kg/m³, e tem menor sobrecarga na estrutura. Sendo assim, as opções são:
concreto com isopor;concreto com argila expandida.
A Concresuper é uma empresa de serviços de concretagem que fornece produtos e equipamentos de alta tecnologia para os vários tipos de obras. Além disso, contamos com profissionais capacitados e orientamos sobre o tipo de concreto certo para o seu projeto e executamos.
O que significa FCK na construção civil?
A sigla FCK se refere ao termo Feature Compression Know, que traduzido para o português significa ‘ Resistência Característica do Concreto à Compressão ‘. O teste é realizado em laboratório e é indispensável para garantir qualidade e segurança em diferentes padrões construtivos.
Qual o tipo de concreto é usado para laje?
Cimento Portland Pozolânico (CP II-Z) – É produzido com a adição de pozolanas, como a cinza volante. Ela aumenta a resistência à compressão e reduz a permeabilidade do concreto, Esse cimento é aplicado em construção de barragens, reservatórios, vigas de concreto para laje e estruturas que requerem maior durabilidade.
Por que usar concreto?
6. Elevada durabilidade – Entre as vantagens da estrutura de concreto, uma das principais é sua elevada durabilidade quando comparada a outros sistemas construtivos. Isto é consequência da sua grande resistência ao desgaste mecânico, ao fogo, ao peso próprio da estrutura, à compressão e às influências atmosféricas.
- Outros fatores como alta compacidade (grau de adensamento do concreto) e baixo índice de permeabilidade influenciam na sua elevada durabilidade.
- No entanto, é importante ressaltar que a sua vida útil está condicionada a alguns fatores como a qualidade dos materiais utilizados na produção do concreto, a execução da obra conforme previsto em projeto e a manutenção.
Além disso, a exposição do material ao meio ambiente também é um fator determinante. Por isso, para aumentar a durabilidade da sua estrutura, é fundamental que seja escolhido o concreto adequado para o projeto! Quer saber mais sobre os tipos de concreto e sobre como escolher o melhor concreto para o seu projeto? Confira através dos links: https://www.atex.com.br/blog/materiais/conheca-os-principais-tipos-de-concreto-utilizado-na-construcao-civil/ https://pt.wikihow.com/Escolher-Concreto-para-um-Projeto Interessado em saber mais sobre os usos do concreto? Confira nossa postagem sobre “Tipos de Lajes” e veja a aplicação desse material em estruturas de lajes.
Qual é o material mais utilizado do mundo?
O concreto é o material mais utilizado no mundo. Apesar de não ser tão resistente como o aço, algumas vantagens o tornaram popular.
Qual é o material mais usado no mundo?
Segundo material mais consumido no mundo é tema de evento O concreto é o produto mais consumido no mundo depois da água e é composto por cimento, agregados (brita e areia) e água. Parece uma simples mistura, mas é bastante complexo. E durante o 54º Congresso Brasileiro do Concreto serão apresentadas diversas teses, trabalhos e alternativas sobre a aplicação deste material básico da construção civil.
Para a edição de 2012, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) mostrará o sistema construtivo de paredes de concreto e alguns cuidados com os agregados para evitar problemas com o concreto. O evento acontece de 8 a 11 de outubro, em Maceió. Paredes de concreto Rapidez é um dos pontos fortes do sistema de paredes de concreto, que permite amplo planejamento da obra, evita desperdícios, reduz mão de obra e possibilita maior controle operacional de todo o processo.
Segundo o Uma das principais características do sistema é a racionalização, uma vez que os operários são multifuncionais e executam todas as etapas da construção. “O canteiro de uma obra no sistema de paredes de concreto funciona como uma linha de montagem, na qual as atividades respeitam uma sequência para garantir a conclusão de todas as unidades com eficiência e qualidade.
- Assim, a obra ganha em produtividade”, analisa Rubens Monge Silveira, engenheiro e coordenador do Grupo Parede de Concreto da ABCP.
- Promovido pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon), que está completando 40 anos, o Congresso Brasileiro do Concreto é o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos.
Anualmente, o evento divulga as novidades em termos de pesquisas científicas, tecnologias e inovação. Reação álcali-agregado é tema de estudo O concreto é um material complexo e qualquer irregularidade em um dos seus componentes pode comprometer a qualidade e colocar em risco a segurança das estruturas.
A especialista em caracterização de materiais da ABCP, geóloga Ana Lívia Silveira, defenderá, durante o evento, o uso da análise petrográfica como ferramenta para evitar a degradação no que diz respeito aos componentes agressivos que geram a reação álcali-agregado (uma das patologias do concreto) “Nas normas americanas e canadenses, a análise petrográfica é considerada decisiva para a identificação da potencialidade reativa de agregados para serem utilizados na construção civil, aspecto que não é previsto na normalização brasileira.
Entretanto, estudos realizados revelaram que a análise da rocha pode orientar a tomada de decisões a respeito do uso do agregado”, explica Ana Lívia. Fonte: Padrão : Segundo material mais consumido no mundo é tema de evento
É o material mais importante que constitui o concreto?
Qual a composição do concreto? – Como já foi dito anteriormente, o concreto é um material composto por 4 matérias-primas básicas, no entanto, a proporção com que esses materiais se apresentam influenciam diretamente nas características do material, por ser tão importante ter o controle sobre as características do concreto, foi desenvolvida a ideia de traço.
Traço é a proporção de materiais utilizados na preparação do concreto usinado, ele permite aos profissionais da construção prever a quantidade de materiais necessários para se obter um determinado volume de concreto com caraterísticas pré-determinadas. Existem infinitas possibilidades para se combinar as quantidades de materiais que formam o concreto, além disso, vários fatores podem influenciar na qualidade do produto final, como por exemplo, a forma como os materiais são misturados, os equipamentos utilizados, as condições climáticas a qualidade e dimensões dos grãos de areia e brita, entre outros.
A princípio não há uma regra para se escolher a melhor composição, mas existem boas práticas a serem adotadas neste sentido. Uma consideração a ser feita é a resistência do concreto, o traço precisa garantir que a mistura preparada tenha ao menos a resistência mínima esperada para a obra.
Outra boa prática é considerar às características do ambiente onde o concreto armado vai ficar, ambientes com excesso de agentes agressivos, como sais e ácidos, necessitam de concretos melhor preparados para evitar problemas futuros, isso pode ser feito com uso de cimentos especiais que vão interferir na resistência do material, isso significa que a composição pode mudar se considerarmos o uso de um cimento mais resistente.
O preço do concreto costuma ser um dos “vilões” da construção civil, o cimento é o material mais nobre da composição do concreto, isso significa que quanto maior for a proporção dele na mistura, maior será o custo do concreto e consequentemente da obra, e isto está diretamente ligado a composição, ao utilizar traços com maior proporção de cimento, estaremos automaticamente elevando o custo da obra, por isso, é importante levar em consideração as reais necessidades da obra e não cometer abusos.