Coberturas Leves Material O Que É Construção Sustentável?

O Que É Construção Sustentável?

O que são construção sustentável?

O que é a construção sustentável? A construção sustentável é um conceito que desenvolve projetos de forma responsável e harmonizada com o meio ambiente. Sendo assim, é a redução dos impactos ambientais e uso consciente dos recursos naturais em todas as etapas do projeto, inclusive após a conclusão da obra.

Qual o objetivo do tipo de construção sustentável?

O que é construção sustentável? – A construção sustentável adota práticas otimizadas de utilização de técnicas e materiais ecológicos. Da concepção do projeto à entrega do produto, diversos elementos são pensados para fortalecer a ideia de que é possível ter um excelente resultado com uma menor exploração da natureza.

O modelo é voltado para uso consciente de recursos, intervenções tecnológicas e descarte de resíduos. O principal objetivo da construção sustentável é proporcionar maior bem-estar para os futuros moradores, de modo que usufruam de um imóvel confortável e construído a partir de uma perspectiva benéfica para todos — inclusive para o meio ambiente.

Os princípios da construção sustentável se baseiam em três requisitos:

viabilidade econômica; aceitação social e cultural, considerando a população no entorno; sustentabilidade ambiental, com a minimização do uso inadequado de recursos naturais.

Assim, as construções sustentáveis passam por alguns pontos importantes, como:

planejamento inteligente; uso de mão de obra qualificada; uso de materiais de qualidade; adoção de fontes de energia sustentáveis; aproveitamento adequado de recursos naturais; adoção de mecanismos de gestão do ; gestão de resíduos nos imóveis; uso de tecnologias auxiliares na construção.

Quais são as características de uma construção sustentável?

Uma construção é considerada sustentável quando harmoniza, em todo o processo de sua construção e pós-construção, com o meio ambiente. Visando amenizar os impactos à natureza, reduzindo o máximo possível os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia.

Qual a importância da construção sustentável resumo?

A sustentabilidade na construção civil é um tema cada vez mais indispensável em qualquer empresa do ramo. A grande quantidade de resíduos e entulhos gerados nos canteiros de obras, além das nocivas atividades de extração de matéria-prima e elevado uso de energia elétrica representam um desafio na minimização dos impactos provocados pelas construções.

A seguir, descubra o verdadeiro papel da sustentabilidade na construção civil e conheça as vantagens e as principais práticas que você deve adotar frente aos desafios socioambientais do ramo! A Importância da sustentabilidade na construção civil O conceito de sustentabilidade na construção civil é garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.

Fazer com que os materiais sejam reutilizados, definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas formas de gerar e economizar energia são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente. Além disso, desempenham um papel fundamental para tornar os processos economicamente viáveis.

  • Logo, se hoje há uma maior preocupação com a questão da sustentabilidade em todos os setores da sociedade, no ramo da construção não deve ser diferente.
  • O setor da construção civil consome muitos recursos naturais e gera quantidades exorbitantes de resíduos.
  • De acordo com uma responsável da Bild Desenvolvimento Imobiliário, incorporadora e construtora, em um dia cada colaborador da obra gera aproximadamente 51,74 gramas de resíduos, totalizando cerca de 9 kg de resíduos por dia quando considerados os mais de 170 colaboradores.
You might be interested:  Verniz Para Cimento Queimado?

Além da questão ética e ambiental, a sustentabilidade é uma demanda por parte dos clientes finais que vem crescendo cada vez mais, Boa parte da sociedade vem mudando seus hábitos prejudiciais ao meio ambiente e com isso surge a necessidade de construções mais sustentáveis.

Redução de gastos, que se dá pela otimização dos processos; Incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no segmento construtivo; Mais conforto aos proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais; Maior apelo e conforto visual, gerado pelos mesmos fatores; Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado no mundo contemporâneo.

Cada vez mais comuns, eficientes e baratas, as tecnologias sustentáveis proporcionam uma grande influência positiva sobre o meio ambiente, Além disso, elas atendem a exigências comuns da nossa sociedade, relacionadas aos cuidados com as pessoas e com a natureza.

  • Ao aderir a essas práticas, a sua empresa será capaz de gastar menos em suas atividades e ainda elevará a sua imagem perante o mercado.
  • Demonstrando toda a preocupação com a sustentabilidade na construção civil e o alinhamento ao que existe de mais moderno no segmento.
  • O incentivo fiscal à obras sustentáveis Como citado acima, uma das vantagens de aderir a sustentabilidade na construção civil são os incentivos fiscais por parte do governo brasileiro, tanto em âmbito federal, como estadual e municipal.

Assim, uma construção verde, que é uma obra ecologicamente correta, poderá contar com alguns financiamentos e descontos em impostos fiscais. Ao redor do mundo, principalmente em países desenvolvidos, há uma série de incentivos econômicos para construções verdes.

  • Um exemplo é a Alemanha, país que remunera os cidadãos que produzem um excedente de energia obtida por placas fotovoltaicas.
  • No Brasil os incentivos podem não ser suficientes e tão eficientes, mas já ajudam a reduzir a carga tributária das construções.
  • Um dos incentivos fiscais que existem em diversas cidades brasileiras é o IPTU Verde, desconto que é dado no IPTU para obras que implementarem sistemas ecoeficientes nas suas construções ou reformas.

Cada cidade que utiliza o IPTU Verde determina o valor dos descontos, mas eles variam de 5% a 20%. Os sistemas ecoeficientes que devem ser implementados também variam, mas alguns exemplos são:

Captação e reutilização de água; Reciclagem e reuso de resíduos de materiais de construção; Uso de placas solares para o aquecimento de água; Uso de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.

Vale destacar ainda que, em 2018, o Senado aprovou um Projeto de Lei (PLS 252/2014), elaborado em 2014, que visa oferecer incentivos econômicos à construções que adotarem práticas de redução de consumo de água e maior eficiência energética. Porém, o projeto precisa passar ainda pela Câmara dos Deputados.

Quais os pilares da construção sustentável?

Sendo assim, os três pilares do desenvolvimento sustentável são o social, econômico e ambiental. A empresa deve buscar ações para a sustentabilidade três pilares coexistam e interajam entre si de forma harmoniosa.

You might be interested:  Telha De Zinco Galvanizada?

Quais são as formas sustentáveis?

O desenvolvimento sustentável exprime a relação entre crescimento econômico, conservação ambiental e preocupação social. A partir da sensibilização da sociedade em razão do uso irracional dos recursos naturais e dos impactos ambientais gerados pela ação humana, o conceito de crescimento sustentável se coloca como uma alternativa, que promove a interdependência entre economia, meio ambiente e sociedade,

  • O conceito de desenvolvimento sustentável remete, dessa maneira, à importância de três princípios para a sua efetivação: os princípios econômicos, ambientais e sociais.
  • Essas ações remetem ainda ao conceito de sustentabilidade, que está ligada à promoção de ações que ofereçam sustentação para o crescimento econômico, a preservação ambiental e a redução da desigualdade social,

Desse modo, o desenvolvimento sustentável é composto por um conjunto de princípios que permeiam o desenvolvimento da economia, a partir de ações de cunho ambiental e social. Para tal, percebe-se a importância do desenvolvimento sustentável, que prima pelo crescimento econômico de maneira que não haja prejuízos para as gerações futuras, uma vez que são registrados altos impactos ambientais promovidos pelas atividades produtivas na atualidade.

a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.

Leia também: Principais desastres ambientais causados pelo homem no Brasil

Quais são as desvantagens da construção sustentável?

Talvez as maiores desvantagens dessas construções estejam relacionadas ao preço da matéria prima e a pouca oferta.

Qual a diferença entre construção sustentável e sustentabilidade?

Construção Ecológica x Sustentável – Você Sabe Quais as Diferenças? – Ecológico e sustentável – Estes são dois termos muito difundidos na atualidade, mas sabia que uma coisa não tem nada a ver com a outra? Calma que eu te explico! Quando falamos em construção ecológica, nos referimos ao modelo construtivo que considera, desde seu projeto, os elementos locais disponíveis para a construção (como o posicionamento em relação ao Sol, materiais do sítio construtivo, dentre outros).

  • Já a construção sustentável está mais ligada à sustentabilidade dos recursos naturais, ou seja, aos sistemas que podem fazer a geração, reuso e/ou reciclagem de materiais consumíveis como água, energia e recicláveis.
  • Logo, a construção ecológica está estritamente ligada ao modelo vernacular de arquitetura, ao passo que a construção sustentável é um conceito que pode ser aplicado em toda e qualquer construção.

Uma casa antiga pode ter sistemas sustentáveis instalados em sua estrutura após um pequeno retrofit, tais como o aproveitamento de água da chuva, a geração de energia e o reúso de esgoto tratado. Por isso, nunca é tarde para transformar seu projeto em um projeto sustentável e começar a usufruir de todos os benefícios que a sustentabilidade ambiental pode trazer para seu projeto a partir das tecnologias ambientais.

Quais são os 3 tipos de sustentabilidade das edificações?

A sustentabilidade é baseada em três aspectos: o ambiental, o econômico e o social, que devem coexistir em equilíbrio.

Quais as vantagens e desvantagens da construção sustentável?

As construções sustentáveis são 5% mais caras que as construções convencional, no entanto esse custo deve ser visto como um investimento. A médio e longo prazo, a economia que se faz com água e energia pode chegar a 30%, compensando assim o custo da obra.

Quais são os 3 grandes desafios da sustentabilidade?

Principais desafios para a sustentabilidade no Brasil O país conta com três obstáculos centrais, o que inclui o desinteresse, a desinformação e a desigualdade social.

Quais os 6 princípios da sustentabilidade?

7 Pilares da Sustentabilidade Para nós, sustentabilidade não é simplesmente uma questão de responsabilidade ambiental e social. Precisamos atuar de maneira ativa e consciente, pois o futuro se constrói hoje. O conceito convencional de sustentabilidade engloba os aspectos econômico, ambiental e social. Portanto, para que um empreendimento possa ser considerado sustentável, o mesmo deve ser:

You might be interested:  Azulejo Para Banheiro Simples?

Economicamente viável; Ambientalmente seguro; Socialmente justo;

Entretanto, enxergamos que a sustentabilidade é mais abrangente do que imaginávamos. A atividade rural é complexa e a sustentabilidade é uma filosofia que deve integrar todas as áreas da empresa, sem menosprezar qualquer uma delas. Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.

A nossa visão para cada um desses pilares é: 1. Social: equilibrar os princípios de equidade, provendo condições de vida dignas e bem-estar para todos os indivíduos que compõem a Mutuca.2. Econômico: transformar vantagens comparativas em vantagens competitivas. Usar os recursos que a Mutuca tem para torná-la mais eficiente, facilitando o trabalho diário.3.

Ambiental: preservar nossos recursos naturais, de forma a manter a fauna e flora locais, sem comprometer a qualidade do solo, corpos d’água e ar e provendo cada vez mais condições para que o ecossistema possa prosperar em plena harmonia.4. Cultural: a inovação depende de um ambiente que favoreça a diversidade de ideias, crenças, motivações e pensamentos.5.

Ética: muitos trabalharam duro para que pudéssemos estar onde estamos. Por isso, temos a responsabilidade de manter recursos e possibilidades abertas aos que virão.6. Estética: reconhecer que algumas coisas têm valor simbólico e não puramente econômico. O belo deve ser preservado em prol do bem-estar e do meio ambiente.7.

Política: sustentabilidade deve ser um compromisso de todos. Os problemas e dificuldades diárias devem ser assumidos e não terceirizados, pois enquanto o problema for do outro e não de todos, não haverá sustentabilidade.

Nossa nova campanha é um convite a você, para que juntos possamos criar um amanhã mais próspero para a nossa e as próximas gerações. O Agro e o resto do mundo precisam disso 🌎 Juntos, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos. Quer saber mais? | | | |

: 7 Pilares da Sustentabilidade

Qual a diferença entre construção sustentável e sustentabilidade?

Construção Ecológica x Sustentável – Você Sabe Quais as Diferenças? – Ecológico e sustentável – Estes são dois termos muito difundidos na atualidade, mas sabia que uma coisa não tem nada a ver com a outra? Calma que eu te explico! Quando falamos em construção ecológica, nos referimos ao modelo construtivo que considera, desde seu projeto, os elementos locais disponíveis para a construção (como o posicionamento em relação ao Sol, materiais do sítio construtivo, dentre outros).

Já a construção sustentável está mais ligada à sustentabilidade dos recursos naturais, ou seja, aos sistemas que podem fazer a geração, reuso e/ou reciclagem de materiais consumíveis como água, energia e recicláveis. Logo, a construção ecológica está estritamente ligada ao modelo vernacular de arquitetura, ao passo que a construção sustentável é um conceito que pode ser aplicado em toda e qualquer construção.

Uma casa antiga pode ter sistemas sustentáveis instalados em sua estrutura após um pequeno retrofit, tais como o aproveitamento de água da chuva, a geração de energia e o reúso de esgoto tratado. Por isso, nunca é tarde para transformar seu projeto em um projeto sustentável e começar a usufruir de todos os benefícios que a sustentabilidade ambiental pode trazer para seu projeto a partir das tecnologias ambientais.

O que é uma construção sustentável PDF?

”Edificação sustentável é aquela que pode manter moderadamente ou melhorar a qualidade de vida e harmonizar-se com o clima, a tradição, a cultura e o ambiente na região, ao mesmo tempo em que conserva a energia e os recursos, recicla materiais e reduz as substâncias perigosas dentro da capacidade dos ecossistemas

Related Post