Contents
- 1 O que significa sonhar com água limpa e areia branca?
- 2 O que significa sonhar que estava na praia?
- 3 O que representa a areia na Bíblia?
- 4 O que significa areia na Umbanda?
- 5 Qual o significado de água limpa na Bíblia?
- 6 O que significa sonhar com uma pessoa que você gosta?
- 7 Qual a utilidade da areia em nossa vida?
- 8 Qual é a origem da areia?
- 9 O que é o ritual da areia?
- 10 O que significa Terra de Areia?
O que significa areia no mundo espiritual?
Simboliza o espírito majestoso.
O que significa sonhar com água limpa e areia branca?
Sonhar com água limpa Já o sonho com água limpa ou até mesmo cristalina carrega uma simbologia muito positiva. Esse sonho vem para representar que seu corpo físico e sua mente estão passando por um momento de cura e renovação, onde as transformações ajudarão a sua vida voltar a ordem.
O que significa sonhar que estava na praia?
O Que Significa Sonhar Na Praia – 2023: Hospital da Mulher e Maternidade Santa Fé Sonhar que está na praia deve ter te feito acordada animado, mas perplexo ao mesmo tempo. E então, qual é o significado disso em sua vida? O sonho de que está na praia geralmente surge quando você está ansiando por descanso e uma pausa em sua vida diária.
- Por isso, em um teor de autoconhecimento, esse sinal indica que você deve descansar e relaxar um pouco.
- Dedique um tempo para si mesmo e limpe sua vida.
- O significado desse sonho também representa seu estado emocional, suas emoções e seus desejos.
- É provável que existam alguns sentimentos profundos e emoções que você precisa compartilhar com os outros.
Estar na praia, em seu sonho, também simboliza que você não consegue se expressar livremente. Mas é hora de trabalhar rumo a uma nova mudança e tomar medidas melhores para se aproximar cada vez mais dos seus objetivos. Por outro lado, esse cenário de sonho indica turbulência na sua vida.
- Você pode experimentar um turbilhão de emoções que podem resultar em uma mudança de comportamento que será emocionalmente desgastante.
- Além disso, o sonho indica que você precisa tomar decisões cruciais na vida.
- Escolha sabiamente, pois pode ser um ponto de virada em sua caminhada.
- Por exemplo, pode haver uma nova oportunidade vindo em seu caminho, uma decisão de negócios ou um novo relacionamento.
Talvez você não esteja satisfeito com sua vida atual e está à procura maneiras de melhorá-las. Abaixo vejamos mais alguns significados ligados ao seu sonho sobre estar na praia.
O que representa a areia na Bíblia?
A casa na areia diz respeito à base de uma vida frágil – A pessoa desinteressada pela Palavra de Jesus, pode até ouvi-la, mas não pratica. É como o negligente que constrói sua casa sobre a areia, a sua fundação é frágil e incerta.
O que significa areia na Umbanda?
Qual é o significado da areia? O ritual simboliza a unidade do casal, representada pela união de duas ‘areias’ que se transformam em uma só. Trata-se de duas pessoas que se unem com objetivos em comum, ‘se fundem em um só’.
Quando a gente sonha com água o que significa?
O Que Significa Sonhar Com Água No Mundo Espiritual – 2023: Hospital da Mulher e Maternidade Santa Fé Água é um elemento muito comum nos sonhos. Mas seus significados estão ligados à maneira como o elemento se apresenta no sonho. Em resumo, esse sonho pode indicar um momento de tranquilidade e harmonia ou alertar sobre problemas e desafios a serem vencidos.
O que significa sonhar com água limpa no mundo espiritual?
Para quem estuda o mundo espiritual, sabe que os elementos estão sempre presentes e influenciam diretamente os sonhos. Sendo assim, sonhar com água limpa traz a visão da cura e da renovação dos alicerces básicos na vida como: corpo físico, mente e intelecto, espiritualidade e relação com o divino.
Qual o significado de água limpa na Bíblia?
O que mais a Bíblia considera sobre a água? – Mas as águas também tinham um caráter curativo e medicinal, nas condições de falta de higiene daquela época. Por exemplo, o sumo sacerdote devia lavar-se com água antes de receber sua investidura (Êxodo 29,4); ou quem tinha sido curado da lepra devia lavar-se com água (Levítico 14,8s).
Os profetas estenderam esse simbolismo à suprema purificação através da qual Deus restabeleceria seu povo: “Eu vos aspergirei com uma água pura e sereis purificados” (Ezequiel 36,25). O perdão pessoal dos pecados também ficava ligado à ação purificadora da água. Nesse sentido, Davi, arrependido dos seus pecados, rezava: “Lavai-me de toda a minha culpa, e purificai-me de meu pecado ” (Salmo 51,4).
E na sua mensagem escatológica, quer dizer, a do futuro, quando Deus manifestará de maneira plena a sua salvação, à água também caberá uma importância definitiva. Jerusalém, a nova cidade de Deus, possuirá uma fonte inesgotável de água e levará a fecundidade a todos os seus arredores.
A água do Templo é o poder vivificador de Deus que caracteriza os tempos messiânicos e faz frutificar espiritualmente os homens : “Conduziu-me à entrada do templo e vi que brotava água por debaixo do limiar do templo para o oriente” (Ezequiel 47,1). E este capítulo de Ezequiel mostra o simbolismo da água que sai do Templo, faz nascer o rio de água viva e produz “todo tipo de árvore frutífera; () cada mês darão frutos novos, porque suas águas brotam do santuário” (37,12).
No Antigo Testamento, a água já era símbolo do Espírito, como o seria no Novo Testamento, Era a força geradora de Deus que transforma o mundo, como lemos em Isaías: “Assim fala Javé: ‘Eu vou derramar água sobre a terra sedenta e riachos sobre o solo ressecado; derramarei Meu Espírito sobre tua posteridade e Minha bênção sobre Teus descendentes.
O que significa sonhar com uma pessoa que você gosta?
Os sonhos podem indicar uma carência afetiva e emocional É totalmente normal sonharmos com aquele crush que está na nossa cabeça o tempo todo. Sonhar com uma paquera demostra imaturidade emocional e carência afetiva. Porém, há outras interpretações reveladoras que tem um lado positivo e negativo na relação imaginária.
O que quer dizer Provérbios 14?
14 Dos seus caminhos se fartará o que se desvia no coração, mas o homem bom se satisfará consigo mesmo.15 O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.16 O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por a seguro.
Qual a utilidade da areia em nossa vida?
O ser humano usa, para sobreviver, muitos produtos de origem animal: ovos, leite, carne, couro, pele, leo etc. Da mesma maneira, aproveita inmeros produtos vegetais: arroz, feijo, trigo, milho, algodo, centeio, cevada, frutas, verduras, legumes etc. Esses produtos fazem parte da nossa vida e deles nos utilizamos todos os dias sempre que nos alimentamos.
Mas, embora no to visveis e de presena s vezes mais difcil de perceber, os produtos extrados do reino mineral so igualmente importantes e imensamente variados, como veremos a seguir. Eles, porm, tm uma fundamental diferena em relao queles de origem animal e vegetal: no so renovveis. Seu processo de formao to lento quando comparado com a vida humana que devem ser considerados como recursos finitos, ou seja, que se extrai uma vez s de um determinado lugar.
Podem, sim, ser reciclados, como se faz com as latas de alumnio, mas a produo original no se renova. Metais Os minerais nos fornecem os metais, indispensveis fabricao tanto de coisas enormes, como avies, quanto daquelas minsculas, como alfinetes, clipes ou percevejos.
O alumnio tem mais de 4 mil aplicaes diferentes, sendo usado em navios, automveis, avies, utenslios domsticos (como panelas), embalagens, tintas, esquadrias de janelas, abrasivos, cimento, refino do petrleo, tijolos refratrios e explosivos. Ele extrado principalmente da bauxita, um solo argiloso e leve que se forma em regies tropicais.
Mas pode ser obtido tambm de minerais como criolita, nefelina, alunita e leucita. O antimnio usado principalmente na forma de ligas com chumbo, que servem para baterias, tubos de creme dental, soldas, tintas e balas de revlver, por exemplo. Mas tambm para fogos de artifcio, fsforos, medicamentos, vidros e cermicas.
O metal extrado de pelo menos sete minerais, dos quais o principal a estibinita. O chumbo extrado de sete minerais, dos quais o principal a galena. Ele usado sobretudo em baterias (40% do consumo), como aditivo na gasolina, como isolante de raios X, em tintas, vidros especiais (os chamados cristais), corantes, inseticidas e em projteis de armas de fogo.
O cobre, bom condutor de calor e eletricidade, usado em fios eltricos, na fabricao de bronze e lato, em defensivos agrcolas, tratamento da gua e em objetos ornamentais. Pode ser extrado de pelo menos 17 minerais, dos quais o mais importante a calcopirita.
- O estanho um metal fornecido principalmente da cassiterita.
- Ele til na fabricao de latas de conserva, na obteno do bronze (usado em esculturas e nos sinos) e tambm em refrigeradores, condicionadores de ar, radiadores e soldas, por exemplo.
- O ferro o mais comum, o mais barato e o mais importante dos metais.
extrado principalmente do mineral hematita, mas tambm de oito outros minerais. usado em um enorme nmero de produtos, principalmente quando transformado em ao, O mangans outro metal que tem muitas aplicaes e extrado de pelo menos 15 minerais. empregado em ligas metlicas, tintas, vidros, cermica, ao, automveis e utenslios domsticos.
- O nquel serve principalmente para obteno de ao inoxidvel e de outras ligas resistentes corroso.
- Empregado tambm em moedas, cermicas, ms, alto-falantes, automveis, revestimentos de outros metais, reatores nucleares, baterias, catalisadores e outros usos.
- Obtido de 13 minerais diferentes.
- O ouro, que todos conhecem e apreciam tanto, usado principalmente em moedas e joias, mas tambm em instrumentos cientficos e em equipamentos eletrnicos.
A principal fonte de obteno o ouro nativo (no combinado com outros elementos qumicos) e mais alguns poucos minerais. A platina usa-se na odontologia, em instrumentos de laboratrios, msseis, fornos eltricos de alta temperatura, catalisadores e muitos outros produtos.
- Um metal bem mais caro que o ouro, extrado de alguns poucos minerais, como sperrylita e platinirdio.
- A prata, tambm importante e valiosa (mas menos que o outro e a platina), usada em joias, moedas, espelhos, talheres, soldas, odontologia, explosivos, fotografia, radiografias, produo de chuvas artificiais e catalisadores, por exemplo.
extrada de 14 minerais e tambm um subproduto na metalurgia de outros metais. O zinco usado na fabricao de lato, em automveis (nos velocmetros, por exemplo), tintas, borrachas, cosmticos, medicamentos, pesticidas, teclados, plsticos, sabes, baterias, tecidos, lmpadas fluorescentes, mquinas de lavar roupa e pigmentos.
Obtm-se principalmente da esfalerita, da franklinita, da smithsonita e da hemimorfita. Alm desses metais mais conhecidos, h vrios outros que so obtidos de minerais, como berlio, cobalto, cromo, irdio, mercrio, molibdnio, nibio, paldio, rdio, rutnio, tntalo, telrio, titnio, trio, tungstnio, vandio e zircnio.
Combustveis Nucleares Os reatores nucleares so abastecidos com trio ou urnio, ambos extrados de minerais. O trio usado tambm em lmpadas de gs portteis, ligas com magnsio, eletrnica, lmpadas eltricas e vidros para lentes. O urnio, principal combustvel nuclear, emprega-se tambm em explosivos atmicos, produo de raios X, fotografias, vidros e esmaltes.
Outro elemento radioativo, o rdio no combustvel, mas usado como fonte de nutrons, no tratamento de cncer, em tintas luminosas e em radiografias industriais. Pedras Preciosas As pedras preciosas so importantes na economia de muitos pases, inclusive do Brasil, que um dos maiores produtores do mundo. Nosso pas produz cerca de 90 tipos diferentes de pedras preciosas, usadas em joias e em objetos decorativos.
Nem todas as gemas so muito caras, mas algumas, como diamante, esmeralda, rubi, safira, turmalina paraba, alexandrita e opala negra atingem preos altssimos. O diamante que no serve para uso em joias tem muitas aplicaes na indstria em ferramentas de corte e perfurao.
As granadas e o quartzo so usados como abrasivos. Rubis e safiras de baixa qualidade so usados como abrasivos e em relgios. Medicamentos Um bom nmero de elementos qumicos usados nos medicamentos extrado dos minerais. Entre eles devem ser citados: bismuto (usado tambm em tintas e esmaltes); clcio; enxofre; flor; boro (tambm til em esmaltes, vidros, cosmticos e detergentes); bromo (usado tambm em fotografias e inseticidas); iodo; magnsio (empregado igualmente no curtimento de couro, em seda artificial, cimento sorel e ligas); zinco e mercrio (tambm til na indstria eltrica, em herbicidas e na produo de cloro e de sdio).
Alimentos Embora parea estranho ver os minerais como alimento, a verdade que todos ns comemos diariamente um mineral: o sal de cozinha. Ele o mineral halita, um cloreto de sdio. Indiretamente, outros minerais, como a apatita, contribuem para nossa alimentao, fornecendo fertilizantes agrcolas.
Abrasivos Diversos minerais so usados como abrasivos, entre eles granada, corndon, quartzo e estaurolita. Asbestos Asbestos so um grupo de silicatos fibrosos que inclui crocidolita, crisotilo, antofilita, tremolita e amosita. Esses minerais so usados em tecidos prova de fogo, isolantes trmicos e eltricos adicionados ao cimento, em lonas e pastilhas de freios, na fabricao de papel, plstico, borracha e material para filtrao.
Alguns minerais destacam-se por possuir uma variada gama de aplicaes industriais. Alguns deles so citados a seguir: Gipsita e anidrita – sulfatos de clcio (o primeiro hidratado), usados na fabricao de cimento, cermica, fertilizante, cido sulfrico, sulfato de amnio, papel, tinta, inseticida, cerveja, gesso, giz, vidro, esmalte, corretivo de solo, na metalurgia e em outros setores.
- Quartzo – alm de ter muitas variedades que so pedras preciosas (ametista, citrino, gata, nix, jaspe, quartzo rosa, quartzo enfumaado etc.), usado em relgios, equipamentos de rdio, fibras ticas, cermica e instrumentos cientficos.
- Arsenopirita – a principal fonte de arsnio, extrado tambm de mais seis minerais pelo menos.
Esse elemento qumico usado com o chumbo em munio, como conservante de couros e madeiras, em pigmentos, pesticidas, esmaltes e vidros. Enxofre – til para fabricao de cido sulfrico, plvora, fogos de artifcio, desinfetante, inseticida, fsforo e alvejante de tecidos.
Fluorita – empregada na produo de cido fluordrico, fundente na metalurgia, foguete, combustvel,inseticida, cimento,na separao de istopos de urnio, na produo de fluoreto de carbono e em lentes pticas. Grafita (grafite) – usada nos lpis (geralmente misturada com caulinita), em eletrodos, escovas de polimento, lubrificantes, reatores, cadinhos, baterias, na indstria do ferro e do ao, em tintas, galvanoplastia e munio.
Micas – grupo de minerais que compreende vrias espcies, das quais so usadas principalmente a moscovita e a flogopita. Elas servem para produo de isoladores eltricos, enchimento de papis, borrachas, plsticos, tintas, papis de parede e de janelas e portas de fornos.
A lepidolita e a zinnwaldita so fonte de ltio e a roscoelita, de vandio. A biotita usada como lubrificante. Talco e pirofilita – usados em material refratrio, isolador, cosmtico, papel, sabo, borracha, vidro, tecido, porcelana e inseticida. Feldspato – alguns so usados como gema: amazonita, pedra do sol, adularia (pedra da lua) e labradorita.
SONHAR COM TERRA OU AREIA.
Outros so usados em vidros, esmaltes, cermicas, ligante para rodas abrasivas, cimentos dentrios, sabes e objetos decorativos. H um grupo de minerais que tm em comum a origem em rochas sedimentares qumicas. Alguns deles, com suas aplicaes, so: Halita (sal-gema) – usado como tempero na alimentao humana; na fabricao de cido clordrico, cloro, soda, soda custica e outros compostos de sdio; conservantes e na extrao de sdio.
- Glauberita – usada em vidros, corantes txteis e na indstria do papel.
- Mirabilita (sal de Glauber) – usado como a glauberita e como laxante.
- Silvita e carnallita – usadas como fertilizantes, em vidros, cermicas, sabes, explosivos, fsforos, combustveis para foguetes, medicamentos, fotografias, corantes e na extrao de potssio.
A carnallita fornece tambm csio, rubdio e estrncio. Kieserita e epsomita – usadas em farmcia, tinturaria, celulose e cimento sorel. Os minerais so muito teis tambm na forma de rochas, que so agregados de minerais. Pedras Ornamentais Um dos produtos minerais exportados pelo Brasil so as rochas ornamentais, principalmente granitos e mrmores.
Em variadas cores e texturas, elas so vendidas para muitos pases e so muito usadas tambm no mercado interno. Seu uso se d em revestimento de paredes, pisos, escadarias, pias, tmulos, monumentos, esculturas, balces, colunas etc. Alm de mrmores e granitos, o Brasil exporta tambm quartzitos, entre eles aquele comercialmente conhecido como So Tom ou Caxambu, a mais cara rocha desse tipo do mundo.
Outras rochas usadas como ornamento ou simplesmente em pisos e caladas so ardsia, arenito e basalto. Alm desses usos, h rochas e minerais usados em objetos decorativos, na forma de pequenas esculturas, pesos de papel, cinzeiros, mbiles, esferas, pirmides etc.
Nesse grupo, entram minerais como gata, quartzo rosa sodalita, alabastro, malaquita, quartzo verde, cristal de rocha, citrino, ametista, lepidolita e muitos outros. Rochas no Estado Bruto As pedras ornamentais acima descritas so usadas aps um tratamento, que inclui corte, polimento e vezes enceramento.
H usos, porm, de granitos, basalto, diabsio, quartzito e outras rochas que dispensam esse tratamento. A rocha simplesmente fragmentada ou no mximo cortada de modo mais ou menos regular. Para enrocamento, usam-se grandes blocos de forma e dimetro irregulares.
- Constroem-se, assim, molhes, aterros, barragens, proteo de regies costeiras contra eroso das ondas etc.
- A brita uma rocha dura e quimicamente estvel que foi fragmentada mecanicamente em pedaos de um determinado tamanho para ser usada em concreto, asfalto ou na construo de estadas, por exemplo.
- Conforme o dimetro, tem-se desde brita 0 (a mais fina) at brita 4.
O cascalho um sedimento formado por fragmentos de rocha de tamanhos variados, arredondados em razo do transporte pela gua. Pode ser usado para fabricao de concreto, construo de estradas e, em menor escala, na decorao de jardins. Outro material muito usado na construo de estradas e tambm em quadras de tnis o saibro.
- Trata-se de uma rocha grantica parcialmente decomposta pela eroso.
- A areia o material bruto mais fino, com gros de 0,062 mm a 2 mm de dimetro.
- Nesse tamanho j no se tem rocha, mas minerais (quase sempre com ampla predominncia do quartzo).
- A areia usada em mistura com cimento na construo civil para obteno de concreto, para tornar fosco o vidro transparente (jateamento de areia), na construo de estradas etc.
A areia quartzosa muito pura usada para fabricao de vidro. Material mais fino ainda que a areia a argila, uma mistura de silicatos (principalmente de alumnio), como montmorillonita, illita, caulinita e nontronita, esta ltima s vezes fonte de nquel. As argilas so usadas para fazer vasos, telhas, tijolos, lajotas, azulejos, vasos sanitrios, pias, caixas de descarga, medicamentos, xcaras, pratos e porcelanatos.
- So usadas tambm na fabricao de borrachas, absorventes, cosmticos, inseticidas, isolantes trmicos e acsticos, plsticos, cachimbos etc.
- A porcelana uma mistura de argila, quartzo, feldspato e caulinita.
- A caulinita, alis, usada tambm na fabricao de papel, tinta, lpis e material refratrio.
- A bentonita uma mistura de minerais argilosos produzida por devitrificao e alterao de cinzas ou tufos vulcnicos, que consegue absorver enorme quantidade de gua, aumentando em at oito vezes seu volume.
Ela usada para obteno de material refratrio, no tratamento de guas, em tinta, descorante e purificador de leos e em lama de sondagem. Mas til ainda na fabricao de baterias, pranchas de surfe, geladeiras e condicionadores de ar. A pedra-pomes, outro produto de origem vulcnica, usada no banho (por ser agradavelmente abrasiva) e tambm para desbotar tecidos (como o brim usado na confeco de jeans).
O calcrio, alm de servir como rocha ornamental, o principal constituinte do cimento e quando no serve para isso usado como corretivo de solo (para corrigir a acidez). Um tipo menos comum de rocha so as rochas orgnicas, formadas pelo acmulo de matria vegetal ou animal. Elas tm uso diferente das vistas at aqui.
Algumas so usadas como combustvel, como a turfa, o linhito, a hulha e o antracito, que constituem os diferentes tipos de carvo, do menos rico em carbono para o mais rico. Outras, como o fosforito, so usadas para obteno de fertilizantes, quando no so elas prprias j o fertilizante.
Finalmente, h o petrleo, com seu infindvel elenco de derivados. O seu refino envolve quatro fases, na primeira das quais so produzidos combustveis e nafta, esta a matria-prima para toda a cadeia de produo de resinas plsticas. Entre os combustveis obtidos esto: gs de cozinha, usado para aquecer, cozinhar e fabricar plsticos; benzina; gasolina; querosene para motores de jatos e tratores, sendo tambm material inicial para a fabricao de outros produtos; gasleo ou diesel destilado, usado como diesel e leo combustvel, alm de ser um intermedirio na fabricao de outros produtos como leos e graxas lubrificantes; e petrleo pesado (leo combustvel).
Com a nafta, produzida a segunda gerao de produtos do setor: os petroqumicos bsicos, como eteno, propeno, benzeno e tolueno; e os petroqumicos intermedirios, como cicloexano e sulfato de amnia. O eteno, nome comercial do etileno, matria-prima para a produo de polmeros, como o polietileno tereftalado (PET, usado em garrafas) e o polivinil cloreto (PVC, usado em tubos e conexes para gua, por exemplo).
As garrafas PET so usadas principalmente como embalagem de refrigerantes (80%). O restante serve para embalar gua mineral (10%), leos (6%) e outros produtos. As resinas plsticas so usadas pelas indstrias de brinquedos, adesivos, caixas d’gua, lonas, frascos de soro, tampas para alimentos e refrigerantes, calados, pneus, tintas, frascos para gua sanitria, amaciantes, alvejantes, desinfetantes, xampus, desodorantes, maionese, adoantes, filmes para fraldas descartveis e coletores de lixo, entre outros.
Alm do refino, h o setor da petroqumica, que compreende trs geraes de produtos. Na primeira, so produzidos materiais bsicos, como eteno, propeno, butadieno etc. Na segunda gerao, fabricam-se os petroqumicos finais, como polietileno (PE), polipropileno (PP), polivinilcloreto (PVC), chamados de termoplsticos, polisteres, xido de etileno etc.
Na terceira, os produtos finais so quimicamente modificados para o consumo final. A indstria do plstico o setor que movimenta a maior quantidade de produtos petroqumicos, por suas infindveis aplicaes. O polipropileno, por exemplo, usado em brinquedos; copos; recipientes para alimentos, remdios e produtos qumicos; carcaas para eletrodomsticos; fibras; sacos de rfia; tubos para cargas de canetas esferogrficas; carpetes; seringas; material hospitalar esterilizvel; peas para mquinas de lavar; pranchas de bodyboard ; autopeas (para-choques, pedais, carcaas de baterias, interior de estofos, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peas diversas no habitculo).
Atualmente, h uma tendncia de se utilizar somente o polipropileno no interior dos automveis, para facilitar a reciclagem do material por ocasio do sucateamento do veculo. O acrlico tambm um termoplstico (polimetil-metacrilato), rgido e transparente. So, ainda, obtidos do petrleo: medicamentos, borrachas sintticas, tecidos sintticos (nylon, elastmero, l-fria etc.), coques, asfalto, alcatro, breu, ceras, parafinas, vernizes, resinas, fsforos, filmes fotogrficos, vaselinas e at mesmo chicletes.
- Curiosidades Na primeira metade do sculo XIX, o alumnio era um metal carssimo, custando US$ 1.200 por quilograma.
- Em 1854, Henri Deville conseguiu baixar esse custo para US$ 330, porm ainda era caro, sendo mais caro que o ouro.
- S em 1886 foi que Charles Hall descobriu como obter alumnio a baixo custo.
O mercrio o nico mineral lquido que existe. A gua considerada mineral apenas na forma de gelo natural. O nome do nylon, tecido sinttico obtido a partir do petrleo, vem dos nomes das cidades de Nova York e Londres (NY + LONdon). Fontes BRANCO, Prcio de Moraes.
- Dicionrio de Mineralogia e Gemologia,
- So Paulo: Oficina de Textos, 2008.608 p. il.
- WIKIPDIA EM PORTUGUS ( Wikipdia ).
- Acessado em 04.02.2009.
- Revista Eletrnica Com Cincia e http: //www.comciencia.br/reportagens/petroleo/pet21.shtml,
- Acessado em 05.02.2009.
- IRSCH, Helmut.
- Mineralogia aplicada. Trad.
- Rui Ribeiro Franco.S.Paulo, Polgono, 1872.291 p.
il.
Qual é a origem da areia?
Como se forma a areia? – Diário do Grande ABC A formação da areia começa com a ação do vento, chuva, sol, raízes das árvores e micro-organismos que desgastam as rochas presentes em várias regiões do continente. Ao longo dos anos, pedaços das pedras se soltam e, aos pouquinhos, se transformam em pequenos grãos.
- Esse processo é chamado erosão.
- Com o passar do tempo são levados pelas águas dos rios, enxurradas e pelos ventos para diversos lugares, formando diferentes paisagens.
- A areia que usamos para fazer castelinhos na praia faz todo esse percurso.
- Ao chegar no mar, une-se à argila e ao cascalho que já existem lá.
Parte é levada para o fundo do oceano, e o restante permanece na costa por milhões de anos. No litoral, pode mudar de lugar e ainda se misturar a conchas e algas por causa da maré. O tamanho dos grãos de areia varia conforme o material de origem e a distância que percorrem.
- Alguns podem ser mais finos porque viajaram e se desgastaram mais.
- A cor da areia também se difere de acordo com o tipo de rocha da qual se formou.
- Há praias branquinhas (compostas por quartzo e presentes na maior parte do litoral brasileiro), rosadas (como a Praia do Forno, em Búzios, no Rio de Janeiro, cuja granada é o mineral de origem) e até pretas, constituída principalmente por rochas vulcânicas, como a Punaluu Beach, no Havaí.
TEMPESTADE DE AREIA A maioria das tempestades de areia acontece naturalmente. É conjunto de partículas de areia ou poeira que se desloca por causa da variação de temperatura e o aquecimento do solo, provocando ventos fortes. Cria-se nuvem de grãos veloz que reduz a visibilidade em pouco tempo de quem está nas ruas.
- O fenômeno é comum em regiões secas, desérticas e sem cobertura de vegetação.
- Areia movediça é fenômeno natural Você já deve ter visto em filmes ou ouviu falar sobre a areia movediça.
- Ela pode ser encontrada em vários lugares, como nas margens dos rios, lagos, praias, pântanos e em regiões próximas a fontes subterrâneas.
É um fenômeno natural que se forma quando uma grande quantidade de água, como a da chuva, preenche os pequenos espaços existentes entre os grãos de areia. Essa união faz com que se movimente como um líquido (por isso, recebe o nome de movediça) e não consegue segurar o peso de quem está sobre ela.
- Sua aparência às vezes engana, mas basta pisar para o pé começar a afundar e levar aquele susto.
- Os especialistas explicam que, nesse caso, o mais importante é manter a calma e procurar se mexer muito devagar, além de buscar áreas próximas com solo mais firme para conseguir escapar.
- Outra dica é tentar boiar.
Saiba mais Dunas são montanhas de areia – que podem ser grandes ou pequenas – formadas pelo vento. Movimentam-se e mudam de tamanho de acordo com sua localização. Quem passar as férias na praia deve levar sempre sacolinha plástica para recolher o lixo.
Assim, não polui a areia e o mar. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. O vidro é feito de algumas matérias-primas, entre elas a areia, que são levadas ao forno em temperatura altíssima até transformar-se em material líquido, que vai ser moldado. Quem perguntou Gabriel Vale Mendes, 10 anos, de São Caetano, tem curiosidade em saber como a areia se forma e acredita que existem vários tipos de cores dos grãos.
O garoto aprendeu na escola que dá para fazer vidro com ela. “Eles colocam em um forno muito quente, ela derrete e se transforma. * Consultoria do geólogo Paulo César Fonseca Gianninni da Universidade de São Paulo. : Como se forma a areia? – Diário do Grande ABC
O que é o ritual da areia?
Uns dizem que a cerimônia das areias nasceu no Havaí e outros que se iniciou em um ritual dos Apaches, uma tribo nativa dos Estados Unidos. Mas o que importa é que é uma linda alternativa, principalmente para os casamentos realizados na praia e tem sido bastante usada aqui no Brasil. Para essa celebração, os noivos escolhem individualmente a cor de sua areia que será colocada em um recipiente de vidro transparente. Durante os votos eles depositam as duas cores de areia em um recipiente vazio, simbolizando a união. Existem duas alternativas para essa celebração: a individual e a completa.
O que falar na cerimônia das areias?
Mensagem para a cerimônia das areias – Não existe um momento exato para realizar o ritual. Alguns optam em fazer isso durante a troca de alianças, já outros preferem fazer antes. Por ser tão singular, durante a celebração, os noivos podem recitar alguma mensagem que tenha significado para ambos.
Onde mora Iemanjá?
Porque Iemanjá nasceu de um rio, mas vive no mar.
Qual a função da areia?
A importância da areia na construção civil A areia é peça fundamental nas construções. Ela é misturada com o cimento para a fabricação de concretos e argamassas e influencia diretamente na qualidade da obra. Por não reagir quimicamente com água e cimento, ela ajuda a evitar a perda de umidade, que muitas vezes pode causar rachaduras e trincas na construção.
- A areia, enquanto material, é resultado da desagregação de rochas.
- Esta desagregação pode ser feita pelo homem, ou através de processos naturais.
- Nem todo resíduo miúdo vindo de rochas é chamado de “areia”.
- Recebe este nome apenas o produto de desagregação das rochas que passa pela peneira com abertura de malha com no máximo 4,8 mm.
A areia é dividida em faixas granulométricas e pode ser classificada em fina ou média. A areia fina é utilizada na preparação de argamassas de emboço, reboco e assentamento de blocos e tijolos. A areia média é usada para preparar o concreto, chapiscos e contrapisos.
- Como armazenar? É importante que a areia seja armazenada em um local de fácil acesso tanto para quem vai entregar, quanto para os operários da construção.
- Lembre-se de separar as areias por granulometria (principalmente em obras grandes).
- Ah, e o armazenamento deve ser feito dentro do terreno ou canteiro de obras.
Não deixe-as em calçadas ou locais de circulação de pessoas. A Petra vende areia? Aqui na Petra, você encontra dois tipos de areia, Areia Especial para Concretos e a Areia Industrial Fina Plus um produto especial, com mais rendimento, qualidade, custo benefício e que reduz os impactos ambientais da extração de,
- A Areia Industrial Plus, é uma areia para argamassa proporcionando economia, maior produtividade, facilidade e um melhor acabamento.
- Junto com ela vai uma solução de aditivos chamada Petra Mix.
- É uma areia com grãos definidos, limpa e não precisa peneirar.
- Ela é indicada para fazer argamassas de revestimento de paredes e tetos; e argamassas de assentamento de tijolos cerâmicos e blocos de concreto.
Quer falar com a gente? Entre em contato: ” 🌐 https://www.petraagregados.com. 📍 Minas Gerais | 📞 0800 032 8100 📍 Rio de Janeiro | 📞 0800 039 1600 · Pelo Whatsapp, em MG · Pelo Whatsapp, em RJ : A importância da areia na construção civil
O que significa muito areia?
Essa expressão é usada em situações onde uma. determinada pessoa sabe que não tem chances com a. outra ou acha que não tem. Ela é constantemente.
O que significa Terra de Areia?
O nome ‘Terra de Areia’ surgiu com denominação genérica da área onde mais tarde seria implantado o núcleo urbano do município. Tal denominação foi usada pelos imigrantes alemães como referencial para diferenciar a composição do solo argiloso em que se fixaram.
Qual a utilidade da areia em nossa vida?
O ser humano usa, para sobreviver, muitos produtos de origem animal: ovos, leite, carne, couro, pele, leo etc. Da mesma maneira, aproveita inmeros produtos vegetais: arroz, feijo, trigo, milho, algodo, centeio, cevada, frutas, verduras, legumes etc. Esses produtos fazem parte da nossa vida e deles nos utilizamos todos os dias sempre que nos alimentamos.
Mas, embora no to visveis e de presena s vezes mais difcil de perceber, os produtos extrados do reino mineral so igualmente importantes e imensamente variados, como veremos a seguir. Eles, porm, tm uma fundamental diferena em relao queles de origem animal e vegetal: no so renovveis. Seu processo de formao to lento quando comparado com a vida humana que devem ser considerados como recursos finitos, ou seja, que se extrai uma vez s de um determinado lugar.
Podem, sim, ser reciclados, como se faz com as latas de alumnio, mas a produo original no se renova. Metais Os minerais nos fornecem os metais, indispensveis fabricao tanto de coisas enormes, como avies, quanto daquelas minsculas, como alfinetes, clipes ou percevejos.
O alumnio tem mais de 4 mil aplicaes diferentes, sendo usado em navios, automveis, avies, utenslios domsticos (como panelas), embalagens, tintas, esquadrias de janelas, abrasivos, cimento, refino do petrleo, tijolos refratrios e explosivos. Ele extrado principalmente da bauxita, um solo argiloso e leve que se forma em regies tropicais.
Mas pode ser obtido tambm de minerais como criolita, nefelina, alunita e leucita. O antimnio usado principalmente na forma de ligas com chumbo, que servem para baterias, tubos de creme dental, soldas, tintas e balas de revlver, por exemplo. Mas tambm para fogos de artifcio, fsforos, medicamentos, vidros e cermicas.
O metal extrado de pelo menos sete minerais, dos quais o principal a estibinita. O chumbo extrado de sete minerais, dos quais o principal a galena. Ele usado sobretudo em baterias (40% do consumo), como aditivo na gasolina, como isolante de raios X, em tintas, vidros especiais (os chamados cristais), corantes, inseticidas e em projteis de armas de fogo.
O cobre, bom condutor de calor e eletricidade, usado em fios eltricos, na fabricao de bronze e lato, em defensivos agrcolas, tratamento da gua e em objetos ornamentais. Pode ser extrado de pelo menos 17 minerais, dos quais o mais importante a calcopirita.
O estanho um metal fornecido principalmente da cassiterita. Ele til na fabricao de latas de conserva, na obteno do bronze (usado em esculturas e nos sinos) e tambm em refrigeradores, condicionadores de ar, radiadores e soldas, por exemplo. O ferro o mais comum, o mais barato e o mais importante dos metais.
extrado principalmente do mineral hematita, mas tambm de oito outros minerais. usado em um enorme nmero de produtos, principalmente quando transformado em ao, O mangans outro metal que tem muitas aplicaes e extrado de pelo menos 15 minerais. empregado em ligas metlicas, tintas, vidros, cermica, ao, automveis e utenslios domsticos.
O nquel serve principalmente para obteno de ao inoxidvel e de outras ligas resistentes corroso. empregado tambm em moedas, cermicas, ms, alto-falantes, automveis, revestimentos de outros metais, reatores nucleares, baterias, catalisadores e outros usos. obtido de 13 minerais diferentes. O ouro, que todos conhecem e apreciam tanto, usado principalmente em moedas e joias, mas tambm em instrumentos cientficos e em equipamentos eletrnicos.
A principal fonte de obteno o ouro nativo (no combinado com outros elementos qumicos) e mais alguns poucos minerais. A platina usa-se na odontologia, em instrumentos de laboratrios, msseis, fornos eltricos de alta temperatura, catalisadores e muitos outros produtos.
- Um metal bem mais caro que o ouro, extrado de alguns poucos minerais, como sperrylita e platinirdio.
- A prata, tambm importante e valiosa (mas menos que o outro e a platina), usada em joias, moedas, espelhos, talheres, soldas, odontologia, explosivos, fotografia, radiografias, produo de chuvas artificiais e catalisadores, por exemplo.
extrada de 14 minerais e tambm um subproduto na metalurgia de outros metais. O zinco usado na fabricao de lato, em automveis (nos velocmetros, por exemplo), tintas, borrachas, cosmticos, medicamentos, pesticidas, teclados, plsticos, sabes, baterias, tecidos, lmpadas fluorescentes, mquinas de lavar roupa e pigmentos.
- Obtm-se principalmente da esfalerita, da franklinita, da smithsonita e da hemimorfita.
- Alm desses metais mais conhecidos, h vrios outros que so obtidos de minerais, como berlio, cobalto, cromo, irdio, mercrio, molibdnio, nibio, paldio, rdio, rutnio, tntalo, telrio, titnio, trio, tungstnio, vandio e zircnio.
Combustveis Nucleares Os reatores nucleares so abastecidos com trio ou urnio, ambos extrados de minerais. O trio usado tambm em lmpadas de gs portteis, ligas com magnsio, eletrnica, lmpadas eltricas e vidros para lentes. O urnio, principal combustvel nuclear, emprega-se tambm em explosivos atmicos, produo de raios X, fotografias, vidros e esmaltes.
- Outro elemento radioativo, o rdio no combustvel, mas usado como fonte de nutrons, no tratamento de cncer, em tintas luminosas e em radiografias industriais.
- Pedras Preciosas As pedras preciosas so importantes na economia de muitos pases, inclusive do Brasil, que um dos maiores produtores do mundo.
- Nosso pas produz cerca de 90 tipos diferentes de pedras preciosas, usadas em joias e em objetos decorativos.
Nem todas as gemas so muito caras, mas algumas, como diamante, esmeralda, rubi, safira, turmalina paraba, alexandrita e opala negra atingem preos altssimos. O diamante que no serve para uso em joias tem muitas aplicaes na indstria em ferramentas de corte e perfurao.
As granadas e o quartzo so usados como abrasivos. Rubis e safiras de baixa qualidade so usados como abrasivos e em relgios. Medicamentos Um bom nmero de elementos qumicos usados nos medicamentos extrado dos minerais. Entre eles devem ser citados: bismuto (usado tambm em tintas e esmaltes); clcio; enxofre; flor; boro (tambm til em esmaltes, vidros, cosmticos e detergentes); bromo (usado tambm em fotografias e inseticidas); iodo; magnsio (empregado igualmente no curtimento de couro, em seda artificial, cimento sorel e ligas); zinco e mercrio (tambm til na indstria eltrica, em herbicidas e na produo de cloro e de sdio).
Alimentos Embora parea estranho ver os minerais como alimento, a verdade que todos ns comemos diariamente um mineral: o sal de cozinha. Ele o mineral halita, um cloreto de sdio. Indiretamente, outros minerais, como a apatita, contribuem para nossa alimentao, fornecendo fertilizantes agrcolas.
- Abrasivos Diversos minerais so usados como abrasivos, entre eles granada, corndon, quartzo e estaurolita.
- Asbestos Asbestos so um grupo de silicatos fibrosos que inclui crocidolita, crisotilo, antofilita, tremolita e amosita.
- Esses minerais so usados em tecidos prova de fogo, isolantes trmicos e eltricos adicionados ao cimento, em lonas e pastilhas de freios, na fabricao de papel, plstico, borracha e material para filtrao.
Alguns minerais destacam-se por possuir uma variada gama de aplicaes industriais. Alguns deles so citados a seguir: Gipsita e anidrita – sulfatos de clcio (o primeiro hidratado), usados na fabricao de cimento, cermica, fertilizante, cido sulfrico, sulfato de amnio, papel, tinta, inseticida, cerveja, gesso, giz, vidro, esmalte, corretivo de solo, na metalurgia e em outros setores.
Quartzo – alm de ter muitas variedades que so pedras preciosas (ametista, citrino, gata, nix, jaspe, quartzo rosa, quartzo enfumaado etc.), usado em relgios, equipamentos de rdio, fibras ticas, cermica e instrumentos cientficos. Arsenopirita – a principal fonte de arsnio, extrado tambm de mais seis minerais pelo menos.
Esse elemento qumico usado com o chumbo em munio, como conservante de couros e madeiras, em pigmentos, pesticidas, esmaltes e vidros. Enxofre – til para fabricao de cido sulfrico, plvora, fogos de artifcio, desinfetante, inseticida, fsforo e alvejante de tecidos.
Fluorita – empregada na produo de cido fluordrico, fundente na metalurgia, foguete, combustvel,inseticida, cimento,na separao de istopos de urnio, na produo de fluoreto de carbono e em lentes pticas. Grafita (grafite) – usada nos lpis (geralmente misturada com caulinita), em eletrodos, escovas de polimento, lubrificantes, reatores, cadinhos, baterias, na indstria do ferro e do ao, em tintas, galvanoplastia e munio.
Micas – grupo de minerais que compreende vrias espcies, das quais so usadas principalmente a moscovita e a flogopita. Elas servem para produo de isoladores eltricos, enchimento de papis, borrachas, plsticos, tintas, papis de parede e de janelas e portas de fornos.
A lepidolita e a zinnwaldita so fonte de ltio e a roscoelita, de vandio. A biotita usada como lubrificante. Talco e pirofilita – usados em material refratrio, isolador, cosmtico, papel, sabo, borracha, vidro, tecido, porcelana e inseticida. Feldspato – alguns so usados como gema: amazonita, pedra do sol, adularia (pedra da lua) e labradorita.
Outros so usados em vidros, esmaltes, cermicas, ligante para rodas abrasivas, cimentos dentrios, sabes e objetos decorativos. H um grupo de minerais que tm em comum a origem em rochas sedimentares qumicas. Alguns deles, com suas aplicaes, so: Halita (sal-gema) – usado como tempero na alimentao humana; na fabricao de cido clordrico, cloro, soda, soda custica e outros compostos de sdio; conservantes e na extrao de sdio.
Glauberita – usada em vidros, corantes txteis e na indstria do papel. Mirabilita (sal de Glauber) – usado como a glauberita e como laxante. Silvita e carnallita – usadas como fertilizantes, em vidros, cermicas, sabes, explosivos, fsforos, combustveis para foguetes, medicamentos, fotografias, corantes e na extrao de potssio.
A carnallita fornece tambm csio, rubdio e estrncio. Kieserita e epsomita – usadas em farmcia, tinturaria, celulose e cimento sorel. Os minerais so muito teis tambm na forma de rochas, que so agregados de minerais. Pedras Ornamentais Um dos produtos minerais exportados pelo Brasil so as rochas ornamentais, principalmente granitos e mrmores.
Em variadas cores e texturas, elas so vendidas para muitos pases e so muito usadas tambm no mercado interno. Seu uso se d em revestimento de paredes, pisos, escadarias, pias, tmulos, monumentos, esculturas, balces, colunas etc. Alm de mrmores e granitos, o Brasil exporta tambm quartzitos, entre eles aquele comercialmente conhecido como So Tom ou Caxambu, a mais cara rocha desse tipo do mundo.
Outras rochas usadas como ornamento ou simplesmente em pisos e caladas so ardsia, arenito e basalto. Alm desses usos, h rochas e minerais usados em objetos decorativos, na forma de pequenas esculturas, pesos de papel, cinzeiros, mbiles, esferas, pirmides etc.
Nesse grupo, entram minerais como gata, quartzo rosa sodalita, alabastro, malaquita, quartzo verde, cristal de rocha, citrino, ametista, lepidolita e muitos outros. Rochas no Estado Bruto As pedras ornamentais acima descritas so usadas aps um tratamento, que inclui corte, polimento e vezes enceramento.
H usos, porm, de granitos, basalto, diabsio, quartzito e outras rochas que dispensam esse tratamento. A rocha simplesmente fragmentada ou no mximo cortada de modo mais ou menos regular. Para enrocamento, usam-se grandes blocos de forma e dimetro irregulares.
Constroem-se, assim, molhes, aterros, barragens, proteo de regies costeiras contra eroso das ondas etc. A brita uma rocha dura e quimicamente estvel que foi fragmentada mecanicamente em pedaos de um determinado tamanho para ser usada em concreto, asfalto ou na construo de estadas, por exemplo. Conforme o dimetro, tem-se desde brita 0 (a mais fina) at brita 4.
O cascalho um sedimento formado por fragmentos de rocha de tamanhos variados, arredondados em razo do transporte pela gua. Pode ser usado para fabricao de concreto, construo de estradas e, em menor escala, na decorao de jardins. Outro material muito usado na construo de estradas e tambm em quadras de tnis o saibro.
Trata-se de uma rocha grantica parcialmente decomposta pela eroso. A areia o material bruto mais fino, com gros de 0,062 mm a 2 mm de dimetro. Nesse tamanho j no se tem rocha, mas minerais (quase sempre com ampla predominncia do quartzo). A areia usada em mistura com cimento na construo civil para obteno de concreto, para tornar fosco o vidro transparente (jateamento de areia), na construo de estradas etc.
A areia quartzosa muito pura usada para fabricao de vidro. Material mais fino ainda que a areia a argila, uma mistura de silicatos (principalmente de alumnio), como montmorillonita, illita, caulinita e nontronita, esta ltima s vezes fonte de nquel. As argilas so usadas para fazer vasos, telhas, tijolos, lajotas, azulejos, vasos sanitrios, pias, caixas de descarga, medicamentos, xcaras, pratos e porcelanatos.
- So usadas tambm na fabricao de borrachas, absorventes, cosmticos, inseticidas, isolantes trmicos e acsticos, plsticos, cachimbos etc.
- A porcelana uma mistura de argila, quartzo, feldspato e caulinita.
- A caulinita, alis, usada tambm na fabricao de papel, tinta, lpis e material refratrio.
- A bentonita uma mistura de minerais argilosos produzida por devitrificao e alterao de cinzas ou tufos vulcnicos, que consegue absorver enorme quantidade de gua, aumentando em at oito vezes seu volume.
Ela usada para obteno de material refratrio, no tratamento de guas, em tinta, descorante e purificador de leos e em lama de sondagem. Mas til ainda na fabricao de baterias, pranchas de surfe, geladeiras e condicionadores de ar. A pedra-pomes, outro produto de origem vulcnica, usada no banho (por ser agradavelmente abrasiva) e tambm para desbotar tecidos (como o brim usado na confeco de jeans).
O calcrio, alm de servir como rocha ornamental, o principal constituinte do cimento e quando no serve para isso usado como corretivo de solo (para corrigir a acidez). Um tipo menos comum de rocha so as rochas orgnicas, formadas pelo acmulo de matria vegetal ou animal. Elas tm uso diferente das vistas at aqui.
Algumas so usadas como combustvel, como a turfa, o linhito, a hulha e o antracito, que constituem os diferentes tipos de carvo, do menos rico em carbono para o mais rico. Outras, como o fosforito, so usadas para obteno de fertilizantes, quando no so elas prprias j o fertilizante.
Finalmente, h o petrleo, com seu infindvel elenco de derivados. O seu refino envolve quatro fases, na primeira das quais so produzidos combustveis e nafta, esta a matria-prima para toda a cadeia de produo de resinas plsticas. Entre os combustveis obtidos esto: gs de cozinha, usado para aquecer, cozinhar e fabricar plsticos; benzina; gasolina; querosene para motores de jatos e tratores, sendo tambm material inicial para a fabricao de outros produtos; gasleo ou diesel destilado, usado como diesel e leo combustvel, alm de ser um intermedirio na fabricao de outros produtos como leos e graxas lubrificantes; e petrleo pesado (leo combustvel).
Com a nafta, produzida a segunda gerao de produtos do setor: os petroqumicos bsicos, como eteno, propeno, benzeno e tolueno; e os petroqumicos intermedirios, como cicloexano e sulfato de amnia. O eteno, nome comercial do etileno, matria-prima para a produo de polmeros, como o polietileno tereftalado (PET, usado em garrafas) e o polivinil cloreto (PVC, usado em tubos e conexes para gua, por exemplo).
As garrafas PET so usadas principalmente como embalagem de refrigerantes (80%). O restante serve para embalar gua mineral (10%), leos (6%) e outros produtos. As resinas plsticas so usadas pelas indstrias de brinquedos, adesivos, caixas d’gua, lonas, frascos de soro, tampas para alimentos e refrigerantes, calados, pneus, tintas, frascos para gua sanitria, amaciantes, alvejantes, desinfetantes, xampus, desodorantes, maionese, adoantes, filmes para fraldas descartveis e coletores de lixo, entre outros.
Alm do refino, h o setor da petroqumica, que compreende trs geraes de produtos. Na primeira, so produzidos materiais bsicos, como eteno, propeno, butadieno etc. Na segunda gerao, fabricam-se os petroqumicos finais, como polietileno (PE), polipropileno (PP), polivinilcloreto (PVC), chamados de termoplsticos, polisteres, xido de etileno etc.
- Na terceira, os produtos finais so quimicamente modificados para o consumo final.
- A indstria do plstico o setor que movimenta a maior quantidade de produtos petroqumicos, por suas infindveis aplicaes.
- O polipropileno, por exemplo, usado em brinquedos; copos; recipientes para alimentos, remdios e produtos qumicos; carcaas para eletrodomsticos; fibras; sacos de rfia; tubos para cargas de canetas esferogrficas; carpetes; seringas; material hospitalar esterilizvel; peas para mquinas de lavar; pranchas de bodyboard ; autopeas (para-choques, pedais, carcaas de baterias, interior de estofos, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peas diversas no habitculo).
Atualmente, h uma tendncia de se utilizar somente o polipropileno no interior dos automveis, para facilitar a reciclagem do material por ocasio do sucateamento do veculo. O acrlico tambm um termoplstico (polimetil-metacrilato), rgido e transparente. So, ainda, obtidos do petrleo: medicamentos, borrachas sintticas, tecidos sintticos (nylon, elastmero, l-fria etc.), coques, asfalto, alcatro, breu, ceras, parafinas, vernizes, resinas, fsforos, filmes fotogrficos, vaselinas e at mesmo chicletes.
Curiosidades Na primeira metade do sculo XIX, o alumnio era um metal carssimo, custando US$ 1.200 por quilograma. Em 1854, Henri Deville conseguiu baixar esse custo para US$ 330, porm ainda era caro, sendo mais caro que o ouro. S em 1886 foi que Charles Hall descobriu como obter alumnio a baixo custo.
O mercrio o nico mineral lquido que existe. A gua considerada mineral apenas na forma de gelo natural. O nome do nylon, tecido sinttico obtido a partir do petrleo, vem dos nomes das cidades de Nova York e Londres (NY + LONdon). Fontes BRANCO, Prcio de Moraes.
Dicionrio de Mineralogia e Gemologia, So Paulo: Oficina de Textos, 2008.608 p. il. WIKIPDIA EM PORTUGUS ( Wikipdia ). Acessado em 04.02.2009. Revista Eletrnica Com Cincia e http: //www.comciencia.br/reportagens/petroleo/pet21.shtml, Acessado em 05.02.2009. KIRSCH, Helmut. Mineralogia aplicada. Trad. Rui Ribeiro Franco.S.Paulo, Polgono, 1872.291 p.
il.