Contents
O que é sustentabilidade na construção civil?
A sustentabilidade na construção civil é um tema cada vez mais indispensável em qualquer empresa do ramo. A grande quantidade de resíduos e entulhos gerados nos canteiros de obras, além das nocivas atividades de extração de matéria-prima e elevado uso de energia elétrica representam um desafio na minimização dos impactos provocados pelas construções.
A seguir, descubra o verdadeiro papel da sustentabilidade na construção civil e conheça as vantagens e as principais práticas que você deve adotar frente aos desafios socioambientais do ramo! A Importância da sustentabilidade na construção civil O conceito de sustentabilidade na construção civil é garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.
Fazer com que os materiais sejam reutilizados, definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas formas de gerar e economizar energia são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente. Além disso, desempenham um papel fundamental para tornar os processos economicamente viáveis.
- Logo, se hoje há uma maior preocupação com a questão da sustentabilidade em todos os setores da sociedade, no ramo da construção não deve ser diferente.
- O setor da construção civil consome muitos recursos naturais e gera quantidades exorbitantes de resíduos.
- De acordo com uma responsável da Bild Desenvolvimento Imobiliário, incorporadora e construtora, em um dia cada colaborador da obra gera aproximadamente 51,74 gramas de resíduos, totalizando cerca de 9 kg de resíduos por dia quando considerados os mais de 170 colaboradores.
Além da questão ética e ambiental, a sustentabilidade é uma demanda por parte dos clientes finais que vem crescendo cada vez mais, Boa parte da sociedade vem mudando seus hábitos prejudiciais ao meio ambiente e com isso surge a necessidade de construções mais sustentáveis.
Redução de gastos, que se dá pela otimização dos processos; Incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no segmento construtivo; Mais conforto aos proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais; Maior apelo e conforto visual, gerado pelos mesmos fatores; Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado no mundo contemporâneo.
Cada vez mais comuns, eficientes e baratas, as tecnologias sustentáveis proporcionam uma grande influência positiva sobre o meio ambiente, Além disso, elas atendem a exigências comuns da nossa sociedade, relacionadas aos cuidados com as pessoas e com a natureza.
- Ao aderir a essas práticas, a sua empresa será capaz de gastar menos em suas atividades e ainda elevará a sua imagem perante o mercado.
- Demonstrando toda a preocupação com a sustentabilidade na construção civil e o alinhamento ao que existe de mais moderno no segmento.
- O incentivo fiscal à obras sustentáveis Como citado acima, uma das vantagens de aderir a sustentabilidade na construção civil são os incentivos fiscais por parte do governo brasileiro, tanto em âmbito federal, como estadual e municipal.
Assim, uma construção verde, que é uma obra ecologicamente correta, poderá contar com alguns financiamentos e descontos em impostos fiscais. Ao redor do mundo, principalmente em países desenvolvidos, há uma série de incentivos econômicos para construções verdes.
- Um exemplo é a Alemanha, país que remunera os cidadãos que produzem um excedente de energia obtida por placas fotovoltaicas.
- No Brasil os incentivos podem não ser suficientes e tão eficientes, mas já ajudam a reduzir a carga tributária das construções.
- Um dos incentivos fiscais que existem em diversas cidades brasileiras é o IPTU Verde, desconto que é dado no IPTU para obras que implementarem sistemas ecoeficientes nas suas construções ou reformas.
Cada cidade que utiliza o IPTU Verde determina o valor dos descontos, mas eles variam de 5% a 20%. Os sistemas ecoeficientes que devem ser implementados também variam, mas alguns exemplos são:
Captação e reutilização de água; Reciclagem e reuso de resíduos de materiais de construção; Uso de placas solares para o aquecimento de água; Uso de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.
Vale destacar ainda que, em 2018, o Senado aprovou um Projeto de Lei (PLS 252/2014), elaborado em 2014, que visa oferecer incentivos econômicos à construções que adotarem práticas de redução de consumo de água e maior eficiência energética. Porém, o projeto precisa passar ainda pela Câmara dos Deputados.
Quais são os principais pilares da sustentabilidade na construção civil?
Quais os exemplos de sustentabilidade na construção civil emprego de materiais renováveis, reciclados ou reutilizados; gestão de resíduos com métodos ecológicos; aumento da eficiência dos processos de forma geral; geração de riqueza e desenvolvimento social.
O que é necessário para construção sustentável?
4.4. Eficiência Energética e da água o grande foco – Dois grandes fatores da construção sustentável é a eficiência dos usos da água e da energia elétrica, assim como o planejamento de como obter esses recursos de forma menos prejudicial, ou até mesmo gera-los localmente de formas alternativas, como a eletricidade que pode ser gerada através da natureza por ventos ou pelos raios solares.
- Na maioria das vezes a redução do consumo de água na construção, está ligada também ao consumo de energia, pois é necessário bombas de recalque, para bombear água de um reservatório a outro, ou para as torneiras.
- A questão da água deve ser bem analisada e planejada, saber quanto de água será gasto para a implantação da obra e depois quanto será gasto mensalmente no edifício já construído.
Através desse estudo de consumo é possível traçar metas de redução de uso de água e utilização desse bem natural de forma inteligente. Algumas definições de qualidade da água são:
- Água potável que geralmente é proveniente de um sistema de distribuição de uma concessionária pública e será cobrado um valor por isso, e o consumo é apropriado para os humanos e animais.
- Água pluvial que é a água da chuva coletada, através de telhados verdes, ou calhas, é uma fonte importante do recurso e não pode ser desperdiçada, e é uma água com qualidades para uso de limpeza, jardins, obra, uso para sanitários.
- Água cinza é assim chamada por conter resíduos e já foi utilizada em algum processo, como uma lavagem de roupas, louças, essa água é facilmente tratada para reuso, pode ser usada para irrigação de jardins, limpeza.
- Água negra tem esse nome por contém materiais orgânicos, resíduos de sanitários, comida, precisa de um sistema de tratamento de esgoto eficaz, para tratar essa água para seu reuso.
As estratégias para economia de água são: reduzir o uso de água potável, utilizando água de reuso, instalar na construção aparelhos sanitários eficientes que economizam água, com descargas com acionamento duplo, em caso de construções comerciais, usar mictórios secos ou com pouca utilização de água, usar torneiras e chuveiros com reguladores de vazão de água, uso de paisagismo com plantas nativas, ou que exijam pouca rega, captação de água da chuva para diversos usos evitando usar água potável, monitoramento de uso da água na edificação, através de vários relógios marcadores de água, que devem ser instalados conforme o uso, como por exemplo utilizar um marcador para abastecimento de piscina, um marcador para as torneiras de jardim e garagem, um individual para cada unidade habitacional, ou sala comercial dependendo do tipo de edificação.
- De acordo com a Organização Pan-americana de saúde, (2009): Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus países membros, “todas as pessoas, em quaisquer estágios de desenvolvimento e condições socioeconômicas têm o direito de ter acesso a um suprimento adequado de água potável e segura”.
- Segura”, neste contexto, refere-se a uma oferta de água que não represente um risco significativo à saúde, que tenha quantidade suficiente para atender a todas as necessidades domésticas, que seja disponível continuamente e que tenha um custo acessível (ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE, 2009).
A adoção de tecnologias para redução de consumo energético é um desafio que deve ser bem avaliado e projetado, antes de se pensar em gerar energia localmente para consumo é necessário focar na utilização mínima de energia com o uso de aparelhos modernos e inteligentes, como ar condicionados e aquecedores com alta eficiência energética, uso de lâmpadas eficientes e controle do nível de iluminação.
- Uma arquitetura eficaz e bem projetada pode se valer dos benefícios de técnicas passivas para obtenção de luz solar e proteção térmica.
- Algumas soluções tais como: prismas de ventilação e iluminação, direcionamento da implantação das fachadas, para que deixem entrar luz solar, mas não calor, o que pode ser feito através de brises solares ou venezianas internas, que melhora ao máximo a iluminação natural nos ambientes internos, mantendo a preocupação em não deixar o ambiente quente demais no verão e nem muito frio no inverno, assim necessitando menos luz elétrica para iluminar, resfriar ou aquecer os ambientes internos dos edifícios.
Atualmente, a geração de energia elétrica renovável feita no local do empreendimento já está bem difundida mundialmente e apesar de ainda ter um custo considerável para a instalação e manutenção, o sistema se paga ao longo de um tempo razoável. Há imóveis de variados tamanhos gerando parte ou a totalidade de sua energia consumida e alguns edifícios geram tanta energia que conseguem vender o excedente para a companhia elétrica concessionária local ou receber créditos de desconto para futuras cobranças de faturas, as formas de se obter energia renovável mais comuns nas edificações são por energia solar conseguida por instalação de um sistema de placas fotovoltaicas e por vento através de aero geradores.
O Brasil é um dos países que tem disponível uma grande quantidade de matriz de energia limpa e pode se tornar um grande incentivador de uso de energias renováveis. Suas condições naturais são excelentes, bastante vento e luz solar com alta incidência praticamente o ano todo. O importante é que os países ao redor do mundo se preocupem com a emissão de gases do efeito estufa e aquecimento global e tenham uma mudança de paradigmas e incentivem a geração de energia limpa, reduzindo ao máximo o uso de combustíveis fósseis, que são altamente degradantes ao meio ambiente.
Segundo Porto (2013.p.5): O crescimento econômico e a máquina desenvolvimentista de intensificação de padrões de produção e consumo, ainda que pautados por critérios de “sustentabilidade” como as tecnologias “limpas”, sem emissão de gases de efeito estufa, permanecem como dogma de instituições e governos, apresentandose como única alternativa de melhoria da sociedade e de enfrentamento de mazelas como a pobreza e o desemprego, sendo uma armadilha.
Qual o maior desafio da construção sustentável?
Entre os maiores desafios do setor para aliar o desenvolvimento à sustentabilidade estão o consumo mais eficiente de água e energia e o controle na emissão de gases.
O que é sustentabilidade e exemplos?
Exemplos de Sustentabilidade Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.
Quais os 3 princípios do tripé da sustentabilidade?
Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Quais são os quatro pilares do desenvolvimento sustentável?
O Marketing Verde é uma solução que traz benefícios para as empresas e para a sociedade. Para aplicá-lo, é importante considerar os 4 pilares: ecologia, economia, sociedade e cultura. – As se tornaram uma das maiores emergências da atualidade. A sociedade como um todo está alerta para a necessidade de modelos de produção e consumo mais sustentáveis.
Qual é a importância da sustentabilidade?
Qual é a importância da sustentabilidade para a sociedade e empresas? Como você viu, a sustentabilidade é o meio de garantir o suprimento das necessidades atuais da sociedade sem comprometer o das gerações futuras. Nesse sentido, calcular o impacto ambiental de cada ação é ato central ‒ mas não única ‒ para reduzi-lo.
Como funciona o processo de sustentabilidade?
O que é sustentabilidade? – Sustentabilidade é a capacidade de uso consciente dos recursos naturais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras. Seu objetivo principal é encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
- Para alcançar a sustentabilidade, é vital considerar dois fatores fundamentais.
- Primeiro, todos os interessados devem sentir-se incluídos, promovendo a participação e equidade.
- Segundo, os recursos naturais são finitos, exigindo uso inteligente e responsável.
- A sustentabilidade ganha espaço em ações diárias, como consumo de produtos naturais, reutilização de embalagens, reciclagem e preferência por meios de transporte menos poluentes.
Inúmeras empresas adotam medidas sustentáveis na cadeia produtiva para aprimorar processos, reduzir o impacto ambiental e atrair consumidores conscientes. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que os brasileiros estão interessados em consumir marcas preocupadas com o meio ambiente e com a qualidade de vida de todos os envolvidos na cadeia produtiva.
O que são construções sustentáveis exemplos?
Quando você escuta falar em construção sustentável, o que vem à mente? Para alguns, parece se tratar de uma solução distante; para outros, é apenas um conceito da moda, pouco prático no dia a dia da maioria das pessoas. De forma simples, construção sustentável é aquela que leva em conta como a obra e o edifício a ser erguido vão afetar o meio ambiente antes, durante e depois da construção.
Ou seja, é construir de forma a poluir menos (ou não poluir nada) e que cause o menor impacto possível na natureza ao longo da vida útil do imóvel. Estamos falando de eficiência energética, conforto maior, economia de recursos, durabilidade do edifício e uma série de outros benefícios. Mas a verdade é: a construção sustentável está muito mais perto de nós do que alguns imaginam.
Já é possível construir até casas populares com práticas e materiais sustentáveis. Mas, isso só vai acontecer em escala, se as construtoras e incorporadoras entenderem de verdade o conceito e o valor disso. É por isso que eu vou te mostrar neste artigo alguns princípios de sustentabilidade na construção civil, certificações que você precisa conhecer.
O que é sustentabilidade e exemplos?
Exemplos de Sustentabilidade Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.